Fios merecem cuidados especiais no inverno

A correria do dia a dia faz com que muita gente se esqueça de cuidar do cabelo, principalmente nos dias frios. Nesta época do ano é preciso ficar atenta para evitar problemas como a caspa, queda de cabelo e as pontas duplas.
Com a chegada do frio é comum que a lavagem dos cabelos seja feita em dias espaçados e, com isso, a caspa pode surgir acompanhada de coceira.
A umidade também é um fator que auxilia o surgimento da caspa. Segundo Marília Kikuchi técnica de beleza da Condor, lavar o cabelo e prender logo em seguida é um provocador do problema, já que o fungo prolifera-se em locais úmidos.
Geralmente, o tratamento da caspa é feito através de ativos e soluções que combatem o problema, mas existem casos mais graves em que é necessário o uso de remédios específicos indicados por um dermatologista.
Mas não é somente a caspa que assusta no inverno. A queda de cabelo também é uma das queixas mais comuns nos dias frios. Porém, nem sempre isto é sinônimo de problema, pois ela ocorre por conta do ciclo natural do pelo, que consiste em fases de crescimento, transição, repouso e queda.
Para identificar a diferença entre uma queda de cabelo comum e um problema é preciso analisar a quantidade de fios e frequência que isso ocorre para buscar auxílio de um especialista.
Outro problema que pode se agravar no inverno é o aparecimento e o agravamento das pontas duplas.
As pontas duplas dão aos fios um aspecto ressecado e áspero, resultado da falta de hidratação e desgaste da fibra capilar, deixando claro que a saúde da madeixa está péssima. Outros fatores como: poluição, ar seco, sol, vento, excesso de tratamentos químicos e o uso de produtos de baixa qualidade influenciam no aparecimento do
problema.
Segundo a técnica de beleza da Condor, Marília Kikuchi, as mulheres em geral tentam driblar o aparecimento das pontas duplas, com hidratação e massagens capilares, mas no dia a dia, o problema incomoda e sua solução acaba sendo adiada. Desta forma, os fios quebradiços e sem vida, podem acabar com o
visual.
O tratamento mais indicado neste caso é cortar o cabelo regularmente ou no máximo de três em três meses, recomenda-se cortar cerca de dois centímetros para manter a madeixa bem cuidada. É preciso também evitar o uso da chapinha e do secador, pois, o calor em excesso resseca e contribui para o desgaste dos fios.