Filme aborda ataque terrorista na Líbia

Grupo de elite trabalhou no salvamento de 36 pessoas em apenas 13h foto: divulgação
Grupo de elite trabalhou no salvamento de 36 pessoas em apenas 13h
foto: divulgação

Adaptado do livro ‘Thirteen Hours: A Firsthand Account of What Really Happened in Benghazi’, de Mitchell Zuckoff, o filme narra o ataque terrorista a uma base especial dos EUA na cidade de Benghazi, na Líbia, no 11º aniversário dos atentados de 11 de setembro, que conduziu à morte do embaixador J. Christopher Stevens. Dirigido por Michael Bay, o longa-metragem retrata o ataque que vitimou o embaixador dos Estados Unidos, sob o ponto de vista de um oficial, vivido por John Krasinski, do grupo de elite da Marinha dos Estados Unidos.
No elenco, além de John Krasinski, Pablo Schreiber, Max Martini, James Badge Dale, Toby Stephens e Freddie Stroma. O filme estreou no dia 15 de janeiro nos EUA, mesma data em que ‘Sniper Americano‘ estreou nos cinemas em 2015, e posteriormente, tornou-se o filme de maior bilheteria de 2014 nos Estados Unidos.
Os soldados secretos de Benghazi é um relato que acompanha os eventos descritos pelos sobreviventes do ataque na Líbia e de procedimentos revelados em documentos publicados pelo governo norte-americano e pela imprensa. O diretor Bay invoca algo permanente nos seus filmes: os sacrifícios heroicos de homens de família por um desígnio maior (O Rochedo e Armagedon).
No longa, segundo críticos, há uma mistura de sentimentalismo, relações superficiais, videogame das lutas e ainda alguma pressa em contar fatos importantes.
John Krasinski (Licença Para Casar) estrela como um SEAL da Marinha.