Evitar o álcool por um mês traz benefícios

Teste foi aplicado em 102 pessoas Foto: divulgação
Teste foi aplicado em 102 pessoas
Foto: divulgação

Uma pesquisa que deve ser apresentada este mês na reunião anual da Associação Americana para o Estudo de Doenças do Fígado concluiu que deixar de consumir bebidas alcoólicas por quatro semanas já traz benefícios mensuráveis para a saúde.
O estudo, cujos detalhes só serão conhecidos após o evento, mediu o impacto da abstinência de álcool temporária em 102 pessoas. A conclusão, segundo o jornal britânico ‘The Guardian’, foi que elas tiveram uma redução da fibrose do fígado, situação que pode levar à cirrose.
Os pesquisadores acreditam que as ‘férias’ do álcool podem ajudar o fígado a se recuperar, ao menos parcialmente, dos danos provocados pela bebida.
Em 2013, um projeto proposto pela revista ‘New Scientist’ em parceria com o Instituto do Fígado e da Saúde Digestiva na Escola de Medicina da University College London mediu os efeitos da abstinência em dez membros da equipe da revista, em comparação a quatro membros que continuaram bebendo socialmente. O grupo foi submetido a testes antes e depois da experiência e os resultados concluíram que, em média, a parcela de gordura no fígado caiu 15% nos que evitaram o álcool no período.