Estreia a aventura do Menino Lobo – Mogli

O filme é baseado na obra de Rudyard Kipling

Os personagens urso Baloo, pantera Bagherah e a mãe-loba Raksha serão dublados por Marcos Palmeira, Dan Stulbach e Julia Lemmertz Foto: divulgação
Os personagens urso Baloo, pantera Bagherah e a mãe-loba Raksha serão dublados por Marcos Palmeira, Dan Stulbach e Julia Lemmertz
Foto: divulgação

O lendário conto do menino perdido encontrado por lobos ganha as telas do cinema. Entrou em cartaz nos cines Topázio na quinta-feira (14) e promete ser grande sucesso de bilheteria. Apesar de conquistar o público infantil, o longa deve agradar também os adultos.
A sinopse do filme acompanha a aventura de Mogli (Neel Sethi), um menino criado por uma alcateia. Mas Mogli sente que a floresta não é seu lugar quando o tigre Shere Khan (Idris Elba) promete acabar com o garoto. Forçado a deixar seu lar, Mogli embarca em uma jornada, acompanhado pela pantera e mentora Bagheera (Ben Kingsley) e pelo divertido urso Baloo (Bill Murray).
Durante o percurso, Mogli se depara com criaturas da selva que não são tão bondosas, incluindo Kaa (Scarlett Johansson), uma cobra cujos sedutores olhar e voz hipnotizam o menino, e Rei Loiue (Christopher Walken), o nobre que tenta convencer Mogli a pôr para fora o segredo da ilusória flor mortalmente vermelha: o fogo. Baseado na série literária de Rudyard Kipling, o elenco tem Idris Elba, Scarlett Johansson, Lupita Nyongo e a direção de Jon Favreau. O roteirista Bill Peet sugeriu uma adaptação de O Livro da Selva. Segundo informações do Wikipedia, Disney aprovou, e Peet escreveu uma primeira versão, bastante próxima do tom original da obra de Rudyard Kipling.
Seu roteiro foi reprovado por Disney, que o considerou sombrio demais para um filme familiar, levando Peet a abandonar a companhia. Larry Clemmons foi então convocado para escrever o roteiro final, com Disney apenas aconselhando-o a não seguir o livro à risca. As caracterizações feitas por Peet se mantiveram no texto de Clemmons.
O resto do elenco incluiu o filho do diretor Wolfgang Reitherman, Bruce, como Mogli (Bruce havia acabado de dublar Christopher Robin em um curta do Ursinho Pooh dirigido por Wolfgang), atores conhecidos como George Sanders (Shere Khan) e Sebastian Cabot (Baguera), e velhos colaboradores da Disney como Sterling Holloway (Kaa), J. Pat O’Malley (Hathi e Buzzie) e Verna Felton (Godofreda, em seu último papel antes de morrer em dezembro de 1966).
Os urubus foram desenhados com cabelos moptop e sotaques de Liverpool como uma caricatura dos Beatles.
A música instrumental foi escrita por George Bruns e orquestrada por Walter Sheets. Alguns temas foram reaproveitados de outros longas da Disney. O colaborador da Disney Terry Gilkyson escreveu as músicas cantadas do filme, mas Walt Disney não gostou de seu trabalho e contratou os Sherman Brothers para compor novas canções, exceto uma alegre composição da qual todos haviam gostado, “The Bare Necessities”.
O Livro da Selva (The Jungle Book originalmente) é o título de um livro publicado em 1894, constituído de uma coleção de histórias do escritor inglês Rudyard Kipling, inicialmente publicadas em revistas de 1893 e 1894. As publicações originais contêm ilustrações, algumas do pai de Rudyard, John Lockwood Kipling. O livro foi escrito quando Rudyard morava em Vermont. Ele é mais conhecido por ter sido adaptado em um filme animado produzido pela Walt Disney Company e lançado em 1967. No Brasil, o mesmo foi publicado pela primeira vez em 1933 e traduzido pelo escritor Monteiro Lobato.