Especialistas alertam sobre proteger: olhos do sol

Falam sobre a importância de cuidar da visão nos dias mais quentes

Com os dias ensolarados cada vez mais frequentes nesta época do ano, o que não falta é oportunidade para se refrescar no mar ou na piscina. Nestas ocasiões, é comum se preocupar com a proteção da pele contra os raios solares, mas poucas pessoas lembram que os olhos também precisam estar protegidos.

  • O maior erro das pessoas é não usar óculos de sol com proteção contra raios ultravioleta (UVA e UVB). Se os óculos forem apenas escuros, serão mais maléficos ainda, porque no escuro a pupila dilata e mais raios solares nocivos entram nos olhos, facilitando o aparecimento de problemas sérios da visão – alerta Ana Paula Canto, oftalmologista da Clínica Canto.
    Quem faz uso de lentes de contato precisa ficar ainda mais atento nesta época do ano. A recomendação é tirá-las antes de mergulhar, ou descartá-las logo após tomar banho de mar ou de piscina.
  • Existe um potencial risco de infecções sérias por organismos que estejam em água do mar, da piscina ou até mesmo água de torneira. É sempre sugerido também que a higiene das lentes, assim como seu descarte, seja feita da maneira mais correta possível. Inclusive, incentivamos os pacientes a usarem lentes de contato gelatinosas de descarte diário – recomenda Gabriel Gorgone, oftalmologista e médico-cirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein.
    A água do mar ou da piscina pode causar conjuntivites. Haroldo Vieira de Morais Jr., integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, dá conselhos de como lavar corretamente a vista:
  • É preciso tomar cuidados após o banho no mar ou na piscina, lavando bem os olhos com água corrente, soro fisiológico ou algum colírio de lágrimas artificiais.

Texto: Evelin Azevedo / Foto: Divulgação