Saiba como identificar se é um dependente digital

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | Ilustração: Divulgação

Ficar conectado o dia inteiro, jogar videogame por várias horas ou interagir constantemente nas redes sociais podem ser indícios de dependência digital. Nomeado de nomofobia, o problema tem tratamento gratuito e é oferecido pelo Instituto Delete, núcleo de pesquisa ligado à UFRJ, especializado em Detox Digital e uso consciente de tecnologia.
“As pessoas acham que o problema é a quantidade de tempo que ela passa conectada, mas a dependência não tem a ver com o quanto você usa, mas como você usa aquelas tecnologias” – explica Eduardo Guedes, pesquisador e coordenador do Instituto.


Nem todas as pessoas possuem o mesmo nível de ‘relacionamento’ com a tecnologia. Por conta disso foram criados três estágios: uso consciente, uso abusivo e uso abusivo dependente.
“A característica do primeiro é que o mundo virtual não atrapalha o real. Já o segundo, é quando o virtual atrapalha o real, o que hoje em dia acontece um pouco com todos. Quem nunca mexeu no celular enquanto almoçava? Já o terceiro estágio é quando o virtual atrapalha o real e existe uma perda de controle” – descreve Eduardo.
Para identificar se uma pessoa sofre ou não de nomofobia, é preciso analisar os sintomas que ela apresenta no momento de abstinência, ou seja, quando não está em contato com a tecnologia: “muitas vezes o indivíduo fica irritado, ansioso, triste, angustiado, agressivo. São os mesmos sintomas de uma dependência de alguma droga química” – exemplifica.
Nem sempre o problema é identificado logo no começo.
“Em geral, a pessoa só percebe que precisa de ajuda quando está na abstinência e apresenta os sintomas, ou quando começa a ter conflitos na vida real, como brigas com parentes ou queda no rendimento escolar ou no trabalho” – alerta.