Equipe da Fiec desenvolve APP para deficientes visuais

06 - Ponto digital

Foto Juliana Wolf

Alunos da Fiec, realizaram na quarta-feira (29) a apresentação do aplicativo e protótipo conhecido como Ponto Digital, para o Prefeito Nilson Gaspar (MDB), como solução para auxiliar deficientes visuais a utilizarem o Transporte Coletivo de Indaiatuba.
O sistema que surgiu de um Trabalho de Conclusão de Curso há cerca de três anos, foi revisado e teve sua tecnologia atualizada, sob a supervisão do coordenador de Projetos Ricardo Massaru. Os alunos de informática e estagiários da Fiec, Renato de Andrade Valim, Gabriel Lopes Pereira e Vitor Hugo Ramos Rita, remodelaram o aplicativo e o protótipo para que o mesmo seja instalado nos ônibus da cidade.
Massaru explica que, através dos recursos de localização e notificação ao passageiro, é possível dar as informações de embarque e desembarque. “A ideia é que quando o passageiro chegar ao ponto de ônibus, possa clicar no aplicativo através do smartphone, informando através de sistema de voz o destino desejado. Após a confirmação da linha, o software envia alertas sonoros ao usuário para informar a previsão de chegada do ônibus. Enquanto isso, o motorista do coletivo recebe através de um módulo, um alerta, sobre a presença de um deficiente visual em determinado ponto e que o mesmo aguarda por aquele ônibus”, encerra.
Renato, acrescenta que o mesmo se aplica ao desembarque do passageiro, “após o usuário ter embarcado, o sistema envia notificações para que o mesmo saiba onde desembarcar. Ainda completa, “os ônibus estarão integrados com o sistema em nuvem e o aplicativo, para que haja a comunicação e integração entre o sistema, aplicativo e veículos”, conclui.
O projeto está em fase de testes, a próxima etapa será a instalação de protótipos dos módulos nos ônibus e a remodelação do aplicativo para que o mesmo auxilie pessoas com algum tipo de dificuldade em leitura, fala ou escrita.
Presente na ocasião o superintendente da Fiec, Prof. Mário César Cobianchi falou da evolução do aplicativo. “O projeto vem sofrendo melhorias, no último ano os alunos participaram de uma competição envolvendo os modelos de Tcc Startup da Fiec, onde tiveram a oportunidade de expandir a visão do projeto, bem como entender a real necessidade dos usuários, foi possível focar em soluções através de modelos de Startups, tecnologia e inovação.
Nilson Gaspar, avalia o Projeto de Inclusão, “é possível favorecer a acessibilidade e promover a inclusão dos deficientes visuais e pessoas com alguma deficiência de forma que auxilie na independência de locomoção. o futuro está na tecnologia”, conclui.