Educação lança Plataforma de Ensino a Distância

SaberE@D visa facilitar os processos de ensino

Essa ferramenta foi projetada para ser utilizada inicialmente na formação dos professores que já conta com 1,3 mil inscritos divulgação
Essa ferramenta foi projetada para ser utilizada inicialmente na formação dos professores que já conta com 1,3 mil inscritos
divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba lançou a sua própria Plataforma de Ensino SaberE@D. A ferramenta apresenta uma proposta de ser um agente facilitador dos processos de ensino e aprendizagem empregando im-
portantes paradigmas tec-
nológicos e da Educação a Distância. Todo o projeto de composição arquitetural e desenvolvimento de software foi feito pelo Setor de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação.
Essa ferramenta foi projetada para ser utilizada inicialmente na formação dos professores, que já contam com um terço da sua jornada para estudos e planejamento. Este trabalho resultou em uma economia para o município de mais de R$ 800 mil por ano. A plataforma já conta com 1,3 mil professores inscritos e cursando os primeiros módulos.
De acordo com a Secretária de Educação, Maria Eliane Faccio Valezin, a Plataforma SaberE@D representa um importante avanço tecnológico na gestão do conhecimento e formação continuada de todos os servidores da Rede Municipal de Ensino. “Estou feliz com essa ferramenta, pois além de proporcionar toda essa gestão de conhecimento, representa uma economia expressiva, pois podemos direcionar recursos em outras ações. O curso a distância feito por nós, tem a nossa cara e supre as nossas necessidades específicas”, salienta Maria Eliane.
Para o lançamento da Plataforma, três professores e um supervisor da Educação Especial elaboraram um curso voltado para Educação Especial Inclusiva, que está sendo aplicado para todos os professores da Rede Municipal de Ensino. O projeto é um modelo de desenvolvimento e implantação de um patrimônio tecnológico e de gestão de conhecimento à Administração Pública. Por ser uma arquitetura de soft-
ware própria, propicia a evolução, adição de novas tecnologias e adaptação de processos de ensino e aprendizagem.
Segundo o cientista da computação, Cesar Franco de Lima, o projeto abrange diversas áreas da Educação e conta com o trabalho e dedicação da equipe. “Para o sucesso do projeto, existe uma logística de sustentação, que vai desde a infraestrutura de rede de computadores, notebooks para os professores, criação da plataforma, elaboração dos conteúdos e tutoria dos cursos, todas realizadas pelos funcionários públicos lotados no Departamento de Tecnologia”, salienta Lima.
A primeira versão da Plataforma SaberE@D foi desenvolvida por três cientistas da computação e dois engenheiros de software durante 12 meses. Estes profissionais são servidores públicos de carreira – Especialistas em Tecnologia da Informação – alocados diretamente na Secretaria Municipal de Educação. Todo o desenvolvimento foi apoiado por profissionais do Departamento de Tecnologia Educacional, como Pedagogas especialistas em tecnologias educacionais, designer instrucional, coordenadores pedagógicos, supervisores educacionais e técnicos de informática.
Além de uma indispensável instrumentação técnica, esta Plataforma auxilia na gestão do conhecimento, incentivando os laços sociais em torno do aprendizado recíproco, potencializando nos cursistas habilidades como: comunicação, cooperação e o próprio desenvolvimento da inteligência coletiva”, conclui Reverton José de Paula, engenheiro da computação e designer institucional.