Entrevista com o empresário e pré-candidato a vereador Kiyosi Hirakawa

Aconteceu na quarta-feira (1) na Live da TV Exemplo® no Facebook

Na quarta-feira (1), aconteceu o Programa Imprensa Ética na página do Facebook do Jornal Exemplo®. Como convidado, o empresário e pré-candidato a vereador Kiyosi Hirakawa, participou do Bate-papo com Aluísio William, Presidente do Grupo AWR®. Kiyosi respondeu perguntas dos espectadores da transmissão ao vivo e comentou sobre sua pré-candidatura como vereador, a colônia japonesa em Indaiatuba e o atual momento empresarial devido à pandemia.
1ª Conte-nos um pouco sobre sua história em Indaiatuba.
R: Sou uma pessoa simples, de família, um bom filho, bom marido, um bom pai e muito grato pela vida que tenho, por todos os amigos que tenho, grato pelo trabalho que exerço e mais gratidão ainda por Indaiatuba. Nasci aqui em Indaiatuba há 61 anos. Bons amigos, trabalho, uma família que sempre quis ter, minha esposa e meus filhos. Hoje tenho uma Oficina de Autoelétrica, a Autoelétrica Hirakawa, sou muito feliz.
2ª: Fale um pouco da colônia japonesa de Indaiatuba.
R: Indaiatuba deve ter, aproximadamente, 85 anos da colônia aqui na cidade, são pessoas maravilhosas, superorganizadas, temos também a Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba), que centraliza festas culturais e tudo sobre os japoneses. São diversas pessoas que trabalham em várias áreas, comércio, indústria e outras.
3ª: Qual o impacto para a população e qual a maior contribuição cultural dos japoneses em Indaiatuba?
R: Temos a escola de língua japonesa, o clube de beisebol, que o forte são as crianças, alguns jogadores vão para times maiores fora do Brasil. E também temos as grandes festas, Festa do Chopp, Festa do Sushi. A colônia japonesa trouxe diversas novidades, não só em Indaiatuba, mas no Brasil, principalmente na Área da Culinária, que é o meu forte. E outras coisas, como religião, frutas.
4ª: Atualmente há um crescente interesse da população, mesmo que não oriental, na cultura japonesa. A que se deve essa tamanha curiosidade?
R: Há algum tempo, era a tecnologia, tudo que se falava em tecnologia, modernidade e lançamentos era japonês. Hoje, como outros países se desenvolveram bem, acho que é a comida, eu por exemplo sou fissurado em restaurante japonês e quando vou até um restaurante, a cada dez pessoas sentadas, oito são brasileiras, a culinária hoje é o carro- chefe. Hoje é tido como uma alimentação saudável, variada e bonita. O interesse maior é a comida.

05 - Live
5ª: Como você enxerga o momento empresarial da nossa cidade em meio à pandemia?
R: Uma coisa complicada, é muito triste porque não temos direção, se o empresário quebra, leva junto os funcionários. A meu ver também falta um pouco de vontade política e interesse, em vez de canalizar tudo para a pandemia, os políticos pensam no próprio umbigo. Minha esperança é que em um futuro próximo, algum medicamento resolva tudo isso para podermos ir em frente e tocar a vida. Como falei, não afeta apenas os empresários, afeta também o funcionário.
6ª: Como surgiu a ideia de se dedicar à política e o que mais te influenciou para ser pré-candidato a vereador?
R: Sou muito grato a Indaiatuba, aqui nasci, aqui cresci, casei, tenho meus filhos, feliz com o meu serviço, tenho uma oficina conceituada e 61 anos. Há mais de 30 sou convidado para ser candidato, me convidaram até para ser vice-prefeito e sempre neguei. Indaiatuba fez muito por mim, hoje sou uma pessoa feliz, tenho grandes amigos, tenho um comércio bom, graças as pessoas de Indaiatuba e achei que estaria na hora de retribuir.
7ª: O seu grupo político representa os seus ideais?
R: Representa, somos um grupo novo com ideias novas. Não que aqui em Indaiatuba seja ruim, mas acho que podemos melhorar bem mais, melhorar o que está bom. Se ficar parado, você acaba se acomodando.