Empresas podem se cadastrar no site – portal do emprego

Intuito é auxiliar alunos e ex-alunos a ingressarem no mercado

Na terça-feira (24) a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) realizou uma Coletiva de Imprensa para o lançamento do Portal do Emprego e as 960 vagas conseguidas para os jovens através do Mediotec (antigo Pronatec).
No ar desde terça-feira (24), o Portal tem o intuito de auxiliar alunos e ex-alunos da Fiec a ingressarem no mercado de trabalho. Segundo o superintendente da Fundação, João Neto, grandes empresas do município já estão cadastradas no site. “A nossa meta é emprego para os jovens. Já temos alguns retornos para citar de exemplos através do Portal do Emprego”.
Segundo a demonstração, o Portal oferece abas que permitem o cadastramento do currículo de alunos, onde os mesmos poderão fazer uma avaliação psicológica oferecida pela Fundação e incluir o relatório com suas competências no cadastro; cadastrar ex-alunos e empresas. Além disso, é possível verificar o número de vagas disponíveis. “É uma funcionalidade que a Fiec está desenvolvendo, totalmente gratuita, tanto para candidatos quanto para empresas. A demanda está tão grande que pais de alunos que estão desempregados, ficaram interessados e nós permitiremos que eles também se cadastrem. Queremos que todos tenham emprego. Hoje, estamos com 650 estagiários remunerados no mercado, graças a qualificação desses jovens”, frisa João Neto.
O prefeito, Nilson Gaspar, enfatizou os benefícios dessa ferramenta para o avanço de Indaiatuba. “Nosso slogan da campanha era ‘continuar e avançar’, isso é uma continuidade e um avanço. A qualidade dos serviços públicos é que farão a diferença na cidade”.
O Portal pode ser conferido pelo endereço www.portaldoempregofiec.com.br.
Também durante a Coletiva de Imprensa, o chefe do Executivo ressaltou as vagas conseguidas para os jovens. Ao todo, serão 960 vagas oferecidas para alunos do Ensino Médio matriculados na Rede Pública. O custeio dos cursos será feito com o repasse de cerca de R$ 8 milhões do Governo Federal, por meio da modalidade Bolsa-Formação (Mediotec), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A Fiec disponibilizava 17 opções de cursos técnicos, sempre com a finalidade de suprir a demanda por mão de obra capacitada para o mercado de trabalho. No entanto, hoje, passa a oferecer 19, sendo dois novos, o de Análises Clínicas e o de Imobilizações Ortopédicas.
Pensando nos alunos que ficaram sem os cursos do Pronatec 2016, a Fiec abrirá rapidamente quatro cursos técnicos, dando preferência aos alunos que estejam estudando no 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. São eles: Técnico em Cozinha; Técnico em Logística; Técnico em Design de Interiores; e Técnico em Segurança do Trabalho. Para o lançamento do Mediotec, provavelmente, o ministro da Educação, Mendonça Filho, virá até Indaiatuba, no dia 20 de fevereiro.
“Foi a única escola do Estado de São Paulo que conseguiu isso”, enfatizou o superintendente.
Em agosto, serão oferecidos os cursos de Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Imobilizações Ortopédicas, Nutrição, Segurança do Trabalho, Eletroeletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Química, Administração de Empresas, Logística, Cozinha, Informática, Sistemas da Informação e Edificações. Para suprir a quantidade de cursos e alunos, a Fiec contratará docentes, por meio de processo seletivo.