Em silêncio, a população brasileira sofre com Diabetes

Até 2030, mais de 642 milhões de pessoas no mundo viverão com a doença

Com o tema A Prevenção Salva Vidas, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade lança uma campanha para sensibilizar a população brasileira sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção de complicações.
Segundo a Federação Internacional de Diabetes, um a cada três adultos na América Central e do Sul vive com diabetes, mas ainda desconhece o diagnóstico. Presume-se que, no Brasil, 46% das pessoas entre 20 e 79 anos, que vivem com a doença, também desconhecem o diagnóstico. Atualmente, cerca de 42,9 bilhões de dólares são gastos com o tratamento do diabetes e suas complicações no país e estamos certos de que boa parte deste valor poderia ser economizado com o diagnóstico precoce.

Campanha
“Segundo a Federação Internacional de Diabetes, há no Brasil 8 milhões de pessoas ainda não diagnosticados com a condição e sabemos que a pandemia de Covid trouxe um número maior de pessoas com o diabetes, devido ao aumento de peso (uma média de 6kg), e à contaminação com o Coronavírus”, relata Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade.
“Estamos lançando a campanha para estimular os brasileiros a se consultarem com seus médicos e fazerem seus exames de glicemia em jejum, ou procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar e realizar o teste de ponta de dedo, que é um pré-diagnóstico. Nossa expectativa é ampliar os diagnósticos precoces, reduzindo os riscos de complicações destes pacientes e, por consequência, reduzindo o impacto do Sistema Único de Saúde por internações e hospitalizações, desonerando seus custos”, acrescenta a coordenadora.
Junto com a campanha, foi lançado o site institucional da Coalizão, com conteúdos sobre diabetes e obesidade e o contato das organizações de todo o país, que fazem parte dessa iniciativa. Para ajudar a ampliar os diagnósticos de diabetes no país, a campanha também lança uma petição pública, buscando o apoio popular a partir de assinaturas para sugerir ao Ministério da Saúde a inclusão do procedimento de medição de glicose na porta de entrada do protocolo de atendimento de urgências e emergências do Sistema Único de Saúde.

Dados agudos
Em todo o mundo, atualmente, cerca de 537 milhões de pessoas vivem com diabetes. Isso significa 1 doente a cada 10 habitantes do planeta. Esse número pode crescer para 643 milhões no ano de 2030 e 783 milhões no ano de 2045. Por volta de 75% das pessoas adultas com diabetes moram em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. A doença foi responsável por 6,7 milhões de mortes no ano passado. Isso significa um óbito a cada 5 segundos.
Na América do Sul e Central, os dados revelam que 1 em cada 3 pessoas com diabetes não foram diagnosticadas. Ou seja, não sabem que têm o problema. A região registrou 410 mil mortes em 2021. E o levantamento revela que foram gastos, no tratamento da doença, em suas diversas fases, mas de US$ 65 bilhões. Convertendo para Reais a quantia é astronômica: nada menos do que 331,5 bilhões de reais.

Foto: Divulgação