Doença periodontal causa danos

Comum em pessoas diabéticas e exige tratamento

O diabetes – doença que atinge cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil – pode estar associado à cegueira, obstrução dos vasos e alteração nos rins e nos nervos. Mas, poucas pessoas sabem que pode agravar problemas na boca. Conhecida na fase inicial como gengivite e, quando grave, como periodontite, a doença periodontal é uma inflamação comum em pessoas com diabetes devido a sua dificuldade em reagir a processos inflamatórios. Por ser bidirecional – influencia e sofre influência do diabetes -, a doença deve ser tratada em parceria.
O médico deve trabalhar com o periodontista para “linkar” essa associação. Se o paciente tem periodontite e herança familiar de diabetes, o periodontista deve sugerir a ida ao médico. Já o clínico pode encaminhar o paciente ao periodontista, quando há necessidade – explica a periodontista Tatiana Franco.
Como a doença bucal interfere na produção de insulina,é preciso diagnosticá-la cedo:
O médico tenta controlar o diabetes, mas não consegue porque o paciente tem uma atividade na boca que prejudica – diz Tatiana, que explica que o tratamento é feito com raspagem da gengiva, mas que não há cura: – Se o paciente não mantiver a higiene bucal, as bactérias voltam.
O diagnóstico precoce e a qualidade de vida ainda são as melhores formas de prevenir e tratar a diabetes.
Todo adulto tem que pedir avaliação médica. Os sintomas demoram a aparecer e a identificação da glicemia é essencial – diz Francisco Kerr Saraiva, cardiologista e pesquisador da PUC Campinas.

dados do diabetes

PACIENTES
Mais de 422 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, sendo 30 milhões delas na América do Sul e Central. Até 2040, estima-se que esse número aumente 65% na região, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF).

MORTES
Na América do Sul e Central, 247.500 adultos morreram por diabetes em 2015, sendo mais da metade dessas mortes (130 mil) no Brasil.

doença SILENCIOSA
Estima-se que cerca de 50% dos diabéticos desconhecem ser portadores, uma vez que os sintomas podem demorar ou nunca aparecer.

consequência
Aproximadamente 76% de pacientes diabéticos mal controlados possuem doença periodontal em algum grau de desenvolvimento.

texto: Elisa Clavery
texto: Elisa Clavery