Doce perigo da dieta

É possível substituir o açúcar pelos adoçantes sem fazer mal à saúde?

Fotos Marcelo Theobald
Fotos Marcelo Theobald

Foi-se o tempo em que usar adoçantes era hábito exclusivo dos diabéticos. Atraídas pela ideia de substituir o açúcar – considerado o grande vilão das dietas – por um equivalente docinho e livre das temidas calorias, cada vez mais pessoas têm optado pelos adoçantes na hora de tomar o cafezinho ou preparar a sobremesa.
Tanto é verdade que as prateleiras dos supermercados estão repletas de produtos light que prometem sabor mil e caloria zero. Com tamanha oferta de adoçantes e produtos industrializados à base deles, inevitavelmente surgem algumas dúvidas: os adoçantes são todos iguais? Fazem mal à saúde?
Têm o mesmo sabor que o açúcar refinado?
Segundo a nutricionista Sonja Salles, da consultoria de reeducação alimentar Nutrinew, os adoçantes podem ser naturais ou artificiais.
Aqueles pertencentes a essa última categoria, como o conhecido aspartame, a sacarina e o ciclamato de sódio devem ser evitados. “Estas substâncias são nocivas à saúde. O ciclamato de sódio, por exemplo, que está presente em adoçantes e nos refrigerantes zero, foi proibido nos Estados Unidos por estar ligado ao surgimento de câncer.
Entre os artificiais, recomendo o uso da sucralose, que é extraída da cana-de-açúcar, não tem calorias e não prejudica a saúde”, explica a especialista.
Confira, abaixo, as diferenças entre os tipos de adoçantes naturais mais comuns e suas contraindicações.

NM190915_18

O que são adoçantes naturais

18---stevia

Os adoçantes naturais são comumente encontrados nas frutas. A frutose é um deles e possui um sabor mais doce que o açúcar, por isso eleva seus níveis no sangue. Os diabéticos devem consumi-la com moderação. O esteviosídeo é extraído da stevia rebaudiana, uma planta nativa da América do Sul. Tem um sabor próximo ao do açúcar, e não altera seu nível no sangue, sendo assim permitido para diabéticos. O sorbitol é encontrado em frutas como maçã e ameixa. É mais utilizado em chicletes, balas e biscoitos. Não é recomendado para diabéticos e tem ação laxativa.