Disposição sem tamanho

Cheias de preparo físico, mulheres plus size deixam magrinhas no chinelo

 Fotos Marcelo Theobald
Fotos Marcelo Theobald

Quem disse que ser fitness é usar manequim 36? Originada do inglês, a palavra é a junção de ‘fit’ (saudável) com o sufixo ‘ness’, que transforma adjetivos em substantivos. Traduzida livremente, pode ser algo como “a capacidade de ser saudável”. Assim, seja você P, M, G ou GG, vale o bordão de Paulo Cintura, da antiga “Escolinha do Professor Raimundo”: “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!”
Prova disso é o concurso Miss Plus Size Carioca 2015, que está com inscrições abertas e tem como um dos itens de seu regulamento “gozar de boa saúde física e mental”. Moradora de São João de Meriti, a carioca Débora de Mattos é uma das candidatas ao título.
“O professor não pega leve comigo só porque eu sou gordinha, não. Os exercícios e atividades são os mesmos”, conta a praticante de muay thai.
Com a prática de atividade física, a alimentação também passa a receber mais cuidados, como conta a advogada Danielle Oliveira: “procuro comer de três em três horas, tirei algumas besteirinhas. Antes, era extremamente viciada em refrigerante.
Organizador do concurso, Eduardo Arauju acredita, com base na sua experiência, que pessoas com sobrepeso podem ser saudáveis: “algumas mulheres são largas, grandes e têm uma saúde melhor do que muita gente magra que está aí desfilando nas passarelas”.

NM120915_18