DIALOGANDO SOBRE: VAMOS CONTAR HISTÓRIA?

Karen de Souza
Psicóloga

“Eforam felizes para sempre…” Quem nunca pensou em ser um super-herói ou uma princesa? Os principais sinais são: mau humor, falta de paciência, baixa tolerância, desatenção, inquietude, dores físicas, oscilação de humor, explosões de raiva, insatisfação.
O mundo infantil é essencialmente simbólico, muito semelhante aos contos infantis, isso explica a grande identificação que as crianças têm com essas histórias. Os contos infantis instrumentalizam a criança para lidar com as situações que geram emoções como medo e angústia. Muitos pais receiam que os pequenos acreditem nas histórias como fonte de realidade, mas aquele que está acostumado a ouvir e ler essas histórias transita entre a realidade e a fantasia de forma a simplesmente compreender o mundo real a partir de conteúdos fantasiosos.
Os meninos têm os super-heróis como figuras de extrema masculinidade, coragem e força, com desejos de vencer os inimigos (causam mal) e situações perigosas onde sempre saem vencedores.
As meninas têm a identificação com as princesas e figuras femininas das histórias, pois representam a meiguice e delicadeza da figura feminina, quando essas representam coragem e força (mulher maravilha) a identificação acontece com desejo de vencer situações difíceis no dia a dia.
É importante que os pais aprovem a leitura dessas histórias, pois assim a criança se sente segura no ‘uso’ desse conteúdo para lidar com o cotidiano.