DIALOGANDO SOBRE: TEMOS CRIANÇAS OU MINIADULTOS?

Karen de Souza
Psicóloga

Foto: divulgação
Foto: divulgação

É comum hoje em dia ouvirmos os pais dizendo: meu filho é tão maduro e responsável para a idade que tem. Nessa fala tão comum atualmente, conseguimos ver uma adultização precoce das nossas crianças?
Miniadultos, são as crianças que lidam com preocupações e rotinas diárias que antes não eram consideradas parte da vida infantil, o convívio principal delas com adultos acaba estimulando um amadurecimento intelectual em que ela acaba assumindo responsabilidades e comportamentos que não deveriam existir nessa fase da vida, e como a maturidade emocional não desenvolve na mesma proporção que os aspectos intelectuais, acaba acarretando intolerância no trato com outras crianças devido à diferença de repertório, deficit no aprendizado apesar da maturidade intelectual, pois a criança apresenta resistência em dizer que tem dificuldades diante de desafios.
Os pais devem apreciar as habilidades dos filhos, estimular situações de brincadeira, pois além de ser um momento prazeroso, também funciona para a criança como forma de expressar, entender e dominar suas angústias. As situações do brincar estimula a aprendizagem, troca de conhecimentos e construção de valores, respeito e solidariedade ao outro.