DIALOGANDO SOBRE: NÃO EXISTE CAMINHO ERRADO

Daniele Guimarães
Psicóloga
CRP: 06/115301

Muitos pacientes chegam à sessão, cheios de ansiedade, pois querem a resposta certa para um problema pontual; querem saber exatamente qual o caminho que devem seguir.
A maioria das pessoas vive assombrada por essa ‘escolha certa’, e se punem de diversas maneiras quando tomam decisões e o resultado não sai como o esperado.
A falha consiste na não aceitação do que aconteceu, pois aquilo era exatamente o que deveria ter acontecido.
Nossa maneira de lidar com conflitos é bastante errônea a ponto de não conseguir enxergar além das coisas que nos acontecem, e então, surgem cobranças e torturas psicológicas onde a mente fica se perguntando como seria se eu tivesse feito diferente.
Um acontecimento ruim serve para nosso crescimento interior. Infelizmente, não há possibilidade de integrar conteúdos mais maduros em nós, sem que antes haja a destruição de conceitos e padrões que nos aprisionam.
Portanto, não há escolha errada! O que existe de fato é a escolha feita nesse momento, pois era a única coisa que daria conta de fazer, independente do que te moveu a isso.
Toda escolha gera conse-
quências, que por fim nos direciona a olhar a vida por aquele ângulo.
A escolha serve para aprendermos a crescer. Ser maduro implica em fazer escolhas e renúncias. Refletir sobre o que aprendemos com isso e deixar de ser vítima do destino.