DIALOGANDO SOBRE: Intervenção Psicopedagógica com crianças com TDAH

MARIA LUCIA SANTOS DE MELO
PEDAGOGA/PSICOPEDAGOGA/
ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

O transtorno de Deficit de atenção é basicamente neurológico, caracterizado pela falta de atenção, de concentração, agitação e impulsividade. Estas características podem levar aqueles que são diagnosticados a ter dificuldades emocionais, de relacionamentos, de baixa estima e do mau desempenho escolar devido às dificuldades de aprendizagem.
O TDAH é de origem genética e congênita, porém só é perceptível quando entra na fase escolar, é quando os sintomas aparecem com mais clareza.
Cabe ao psicopedagogo uma intervenção no processo do desenvolvimento em suas diversas dimensões como: na afetividade cognitiva e psicossocial. A avaliação tem um papel central no diagnóstico da criança com TDAH, pois é na escola que ela apresenta as dificuldades.
A intervenção psicopedagógica observa, analisa com atenção todas as dificuldades de aprendizagem, valoriza a intervenção por meio dos jogos e até mesmo atividades com a arte dentre todas as avaliações utilizadas na psicopedagogia. A arte é uma abordagem que utiliza como meio de expressão e exteriorização de sentimentos, permitindo que sejam confrontadas as angústias e potencializando a criatividade do paciente.
Outros profissionais da área também devem fazer parte do tratamento, principalmente o neuropediatra e/ou psiquiatra infantil, pois são esses que fazem o diagnóstico. A família, profissionais da saúde mental e o psicopedagogo, concomitantemente irão fazer um trabalho conjunto para que essa criança ou adolescente possa evoluir com sucesso nas áreas da vida escolar, social e emocional.