Desafio da Internet, Perigo de inalar desodorante

Spray contém substâncias que provocam problemas como a asfixia

texto: infoglobo | foto: reprodução/facebook

A morte de Adrielly Gonçalves, de 7 anos, que teve uma parada cardíaca após ter inalado uma grande quantidade de desodorante aerossol, fez com que a família da menina desse início a uma campanha nas redes sociais. Os pais da criança querem alertar sobre os perigos dos desafios irresponsáveis divulgados na web. A pequena moradora de São Bernardo do Campo, São Paulo, colocou o frasco na boca, espirrou o produto e desmaiou.
A inalação de desodorante pode provocar, entre muitos outros danos, asfixia, explica o pneumologista Renato Calil. O médico, do Hospital Caxias D’Or, afirma que o produto de higiene pode funcionar de forma semelhante a outras drogas inalatórias, como o lança-perfume e o loló. Ele acrescenta que a prática de inalar o desodorante não é nova no Brasil e que vem se tornando comum entre crianças e adolescentes da região Nordeste do país.
“O spray é composto por álcool, alumínio e gases, como o isobutano. O problema é que esses gases se juntam mais facilmente aos glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar o oxigênio pelo corpo. Os gases, então, são transportados no lugar do oxigênio o que provoca a asfixia” – afirma o especialista.

Poucos segundos de inalação do desodorante podem levar à morte

Em algumas pessoas, o desodorante aerossol dá uma sensação de sufocamento mesmo quando usado para seu devido fim. Para evitar asfixia nesses casos é preciso tomar algumas medidas ao aplicar o produto debaixo dos braços.
“Para evitar o sufocamento, o ideal é aplicar o desodorante quando estiver em um local com boa ventilação, evitando locais fechados. Além disso, a pessoa deve virar o rosto para inalar a menor quantidade possível desses gases – orienta Marina Maior, pneumologista da Policlínica Granato.

Filhos Monitorados
Diretora do Instituto Psicoinfo, Luciana Nunes assinala que os desafios da internet que atraem crianças e adolescentes ganham mais adeptos nas férias escolares, quando os estudantes têm mais tempo livre e são menos vigiados pelos pais, que estão trabalhando.
“Uma criança de 7 anos precisa estar acompanhada por adultos quando acessa a internet, porque ela não tem maturidade ou discernimento sobre o perigo representado por esses desafios” – observa.
O desenvolvimento do córtex frontal, parte do cérebro responsável por funções cognitivas como a tomada de decisões só é desenvolvida na adolescência. Por isso, segundo a especialista, uma criança teria menor estrutura para diferenciar o teor do conteúdo disponível na internet.
“Da mesma forma como colocamos uma grade para que a criança não se pendure na janela do apartamento, devemos colocar um filtro de segurança na web” – diz.

______________________________________________________________________________

Dependência e doenças renais podem ocorrer

O pneumologista Renato Calil reforça que a morte e a perda de consciência são as consequências mais agudas e graves da inalação do desodorante, mas há outros efeitos nocivos ao organismo se o consumo for de longo prazo. É possível desenvolver dependência, ansiedade e irritabilidade, ter uma parada cardíaca e problemas renais.
A inalação pode levar ainda a uma lesão cerebral irreversível, com a destruição de neurônios: “ao inalar, mesmo que pela boca, os gases entram no pulmão e se ligam, em questão de minutos, aos glóbulos vermelhos. Se isso é feito em um ambiente mais fechado, com um saco plástico na cabeça, por exemplo, pode matar em minutos. A pessoa perde a consciência, desmaia e falece por uma parada cardiorrespiratória. Alguns segundos já representam um risco” – alerta o especialista.