#CulturaEmCasa apresenta peças

FESTIVAL DO SUBÚRBIO

10 - foto marcio lima

De 16 a 30 de junho serão transmitidos espetáculos de grupos teatrais

A plataforma #CulturaEmCasa, a primeira plataforma de streaming de conteúdo cultural das mais diferentes linguagens artísticas, totalmente gratuita, transmite de 16 a 30 de junho espetáculos do consagrado Festival do Subúrbio, sempre às 19h. Serão apresentadas peças de teatro profissional e amador, de grupos, companhias e artistas sediados ou oriundos dos subúrbios e periferias do Brasil. Criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com gestão da Organização Social Amigos da Arte, a plataforma já registrou 5,6 milhões de visualizações.

A peça de estreia na plataforma #CulturaEmCasa é A Menina das Pedras, do Grupo Revolução Teatral, da cidade de Lauro de Freitas (BA), já apresentada em países com Dinamarca e Suécia. O Festival de Teatro do Subúrbio nasceu da inquietação de jovens agitadores culturais da Bahia, tendo como objetivo criar um circuito no qual os grupos das periferias de Salvador tivessem inseridos, numa troca constante com diversos profissionais do segmento. Desde 2009, quando ocorreu sua primeira edição, o Festival alcançou mais de 6 mil pessoas e por ele passaram mais de 40 espetáculos.

“A importância do teatro ultrapassa fronteiras, a transmissão online do Festival do Subúrbio permite o acesso amplo à arte produzida na periferia de diversos locais do país. A Amigos da Arte, como instituição cultural que atua há mais de 15 anos na difusão da arte, temos esta missão – a de amplificar o acesso de conteúdos artísticos”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da entidade.

Sobre #CulturaEmCasa
Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Até o momento, a plataforma registrou 5,6 milhões de visualizações; 322 mil horas de views; 3,5 mil conteúdos; 1,8 milhões de usuários únicos atingindo 157 países e 3.500 cidades. Tendo também envolvido 15.483 profissionais da área da cultura, entre artistas, produtores, técnicos, entre outros. Transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga, Gabeu, Pato Fu, Débora Falabella, entre outros.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.

A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea.

Foto: marcio lima