Cristiano Ronaldo conquista a Bola de Ouro

Depois de muita pressão por parte do Real Madrid, Cristiano Ronaldo conseguiu o que tanto queria: venceu Lionel Messi para, pela segunda vez consecutiva, ser eleito como melhor jogador do mundo. A consagração veio nesta segunda-feira (12), na festa de gala da Fifa, em Zurique, encerrada com e entrega da Bola de Ouro de 2014 para o português.
Esta é a terceira vez que Cristiano Ronaldo vence a premiação. A primeira, em 2008, ainda pelo Manchester United, quando o prêmio era entregue apenas pela Fifa. Messi venceu 2008 e nas três primeiras premiações desde que a escolha passou a ser feita de forma conjunta pela Fifa e pela revista francesa France Football.
Cristiano Ronaldo voltou a ser o melhor do mundo em 2013, ano em que Messi sofreu com lesão. Ficou, na época, a sensação de que não houve confronto direto. Agora, não resta dúvida de que Cristiano Ronaldo foi melhor do que o argentino, vice-campeão do Mundial.
O português sobrou na votação promovida pela Fifa. Recebeu 37,66% dos votos, contra 15,76% de Messi e 15,72% de Manuel Neuer, goleiro alemão do Bayern de Munique que era o candidato, tese de que o melhor do mundo em ano de Copa deve ser um campeão do Torneio.O prêmio entregue ao português, entretanto, consagra uma temporada que só não foi perfeita para Cristiano Ronaldo por causa do fraco desempenho de Portugal no Mundial. O craque finalmente conseguiu consagrar o seu estilo de jogo, combinando força e explosão físicas fora do normal com uma habilidade ímpar. Se há quem argumente que Messi é mais genial, não há como negar que o português mostrou-se completo no último ano: sabe driblar, chutar, passar, cabecear e bater faltas.
Só no Campeonato Espanhol foram 38 gols em 2014, exatamente um para cada rodada do torneio. Na atual temporada, os números são incontestáveis: 26 bolas na rede em apenas 16 partidas pela competição. Só na primeira temporada pelo Real Madrid (2009/2010) não teve média de pelo menos um gol por jogo no Espanhol.
Muitos dos gols foram decisivos. Na Copa do Rei, fez os dois da vitória por 2×0 sobre o Atlético de Madrid, na casa do adversário, no jogo de ida da semifinal. Machucado, não participou da final, quando o Real venceu o Barcelona.
Na Liga dos Campeões, foram incríveis 17 gols, sendo um nas quartas de final (sobre o Borussia Dortmund), dois na semifinal (diante do Bayern de Munique) e o último gol do torneio, na decisão contra o Atlético de Madrid. Na ocasião, já não estava no auge da forma. Por isso, jogou a Copa do Mundo baleado, com lesão no joelho esquerdo.Com seu principal jogador impossibilitado de resolver sozinho, Portugal foi eliminado na primeira fase. Menos mal que ele voltou a tempo de salvar a equipe nas Eliminatórias da Euro/2016, com dois gols decisivos, para garantir vitórias ‘magras’ sobre Armênia e Dinamarca.