Controlar a pressão reduz risco de derrame

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado amanhã, dia 26, pode ser uma data de reflexão que contribua para as mudanças de hábitos e prevenção de doenças cardiovasculares. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o risco de infarto. A entidade informa ainda que a pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares.
Os números da SBC também mostram que cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas; e 40 e 60% dos pacientes com infarto apresentam hipertensão associada. “Mudar hábitos e adotar medidas preventivas melhoram a qualidade de vida dos pacientes com hipertensão e aumentam a expectativa de vida”, afirma Pedro Oliveira, diretor e médico da ePharma.
No Brasil, as doenças cardiovasculares afetam anualmente cerca de 17,1 milhões de vidas segundo a SBC. Os dados da entidade mostram ainda que são registrados no país mais de 300 mil mortes por ano decorrentes dessas doenças.
Para uma vida saudável é recomendada uma alimentação com baixo teor de gordura, carboidratos e sal, prática regular de atividades físicas e manutenção do peso corpóreo. “O consumo de álcool também deve ser moderado. Já para os fumantes, só existe uma possibilidade: largar o cigarro”, sentencia o médico.