Consumo excessivo de doces que sobraram pode levar ao diabetes infantil

A melhor dica é limitar a ingestão de chocolate de 20 gramas por dia Foto: reprodução/google play
A melhor dica é limitar a ingestão de chocolate de 20 gramas por dia
Foto: reprodução/google play

Para a criançada, esta é a semana mais doce do ano: passada a Páscoa, os dias seguintes são de fartura de chocolate, para dar conta de todos os ovos que ganharam no domingo. Porém, o consumo exagerado dessas delícias é um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes, que vem se tornando mais comum entre os pequenos.
Por causa do grande teor de açúcar na composição, os chocolates ao leite e branco, preferidos das crianças, aumentam demais a glicemia (nível de glicose no sangue). Segundo o endocrinologista Tércio Rocha, tal elevação obriga o pâncreas a produzir mais o hormônio insulina, para colocar a substância dentro das células.
“O excesso no consumo de doces pode levar à diabetes, ou porque o pâncreas passa a não produzir mais insulina em quantidade suficiente ou porque o organismo desenvolve resistência a ela” explica o médico. A melhor dica é limitar a ingestão de chocolate a um pedacinho de 20 gramas por dia. Pode-se fracioná-lo em dez gramas após o almoço e mais dez após o jantar.
De acordo com a nutricionista clínica e funcional Noadia Lobão, as guloseimas ainda contribuem para a obesidade, problema que aumenta a chance de diabetes. No entanto, não são apenas crianças gordinhas que precisam lutar contra a ameaça da doença: aquelas com braços e pernas magros mas que têm acúmulo de gordura na cintura e flacidez também podem apresentar alterações nas taxas de glicose no sangue.
“Elas correm os mesmos riscos que uma criança obesa”, afirma a especialista.