Construtora inicia trabalhos de fundação

Os trabalhos de fundação dos blocos do elevado em construção no Jardim Hubert foram iniciados nesta semana. Uma faixa da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita teve de ser interditada em um trecho de 150 metros, na altura da confluência com a Avenida Manoel Ruz Peres. A obra recebeu investimento de R$ 5.289.436,22 e o prazo contratual para a conclusão dos serviços é final de dezembro.
A construtora responsável já fez parte do recapeamento das Ruas João Giaquinto e Soldado João Carlos de Oliveira Jr., e também trabalha na contenção da encosta do Córrego Barnabé, no trecho onde ficará o elevado.
O projeto foi elaborado pela Secretaria de Obras e Vias Públicas com duas faixas de rolamento posicionadas à esquerda da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, e passagem livre para quem segue no sentido da Avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol. As outras duas faixas de rolamento paralelas ao elevado darão acesso, à esquerda, ao retornar para a Marginal Esquerda do Parque ou à Rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr. e, à direita, à Avenida Manoel Ruz Peres, à rua Laura Tachinardi Maria Netto ou à Rua João Giaquinto, nos Jardins Colonial e Hubert.
O viaduto terá 385,70 metros de extensão, entre acesso e elevado, e será construí-
do utilizando o sistema de terra armada, que não deixa vãos nas laterais da pista. A pavimentação englobará uma área de 2.291,04 m², mais 507,37 m² do acesso. O trecho de terra armada será de 1.428 m², com uma estrutura aérea de 355,67 m².
No contrato também está o recapeamento de ruas do entorno. A área total de recape será de 27.857,3 m², dividida em quatro trechos, sendo o primeiro de 13.466,77 m², na Rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr.; o segundo de 3.962,50 m² na Rua João Giaquinto; o terceiro de 5.370,08 m² e o quarto trecho, de 5.057,95 m², estão na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé.
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) diz que a proposta do elevado é facilitar o fluxo de veículos na confluência das Avenidas Fábio Roberto Barnabé e Manoel Ruz Peres, eliminando o semáforo. “A cidade está crescendo para aquele lado e o volume de veículos é cada vez maior, principalmente agora, com as novas moradias populares entregues no Parque Campo Bonito”, concluiu.
Para a obra, que é executada pela Construtora Cap-
pellano, a Prefeitura conta com financiamento do Governo Federal por meio do Programa Pró-Transporte, com recursos do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento).