Colégio Meta: Contar histórias

Foto Matéria (1)

Lembra: “quem conta 1 conto aumenta 1 ponto”  

Quem não ouviu uma história de alguém ao longo da vida, não é mesmo? Ou, quem não contou uma? Isso faz parte de nossa vida, sendo quase um ato involuntário, como o de respirar. Nem nos damos conta e já estamos contando uma história entre amigos, para os nossos filhos, sobrinhos, netos, colegas de trabalho ou ainda, revivendo uma história em nossas próprias
lembranças.
As narrativas orais fazem parte de nossa história. Através delas passamos, de geração em geração, nossa cultura, nosso conhecimento produzido ao longo do tempo e todos os fatos que vivenciamos ou, até mesmo, que fantasiamos para exemplificar algo que é muito significativo.
O maior segredo para contar uma história está na própria pessoa que está contando. O jeito de falar, de gesticular, a entonação que dá em cada trecho, enfim, todos os recursos de percepção do ser humano transformam qualquer história em um verdadeiro encantamento para quem as ouve.
Sabe aquele ditado popular que diz assim: “quem conta um conto aumenta um ponto”? Essa é uma mensagem verdadeira, pois ninguém vai repetir exatamente a mesma história da mesma forma como a ouviu. Experimente fazer essa experiência em casa. Conte uma pequena história a uma das pessoas e peça que ela conte para outra. A segunda versão será um pouco diferente, pois cada um de nós utiliza um vocabulário muito peculiar de nossas vivências e, além disso, transforma tudo o que recebe de informação e repassa de uma maneira nova. Essa é a essência do ser humano: se renovar através da mediação do outro.
Ademais, contar histórias aproxima as pessoas, agrupa as diferenças, constrói aprendizados, ensina como lidar com os sentimentos, amplia o vocabulário, estimula a criatividade e a capacidade de cada um. Estes são benefícios tanto para quem ouve, quanto para quem conta.
Tantas vantagens não se restringem a uma idade apenas. Claro que as crianças são as que mais gostam desse tipo de atividade. Ficam com os olhinhos ‘vidrados’ em quem está contando a história e vivem intensamente todos os sentimentos despertados ao longo da contação. Por toda a pureza característica dessa faixa etária, claro que é bem mais fácil atingi-las com a mensagem da narrativa, porém, com os adolescentes e com os adultos isso não é impossível de conseguir. Apenas é um pouco mais difícil. Por isso, a arte de contar uma história para esse público precisa ser mais complexa e melhor direcionada. Os impactos serão sempre os mesmos em qualquer idade, mas os meios para consegui-los precisam de uma adequação, assim como a escolha da história.
Os melhores contadores de história da vida de qualquer pessoa são sempre as de nossa própria família, principalmente aqueles que convivem conosco e, por isso mesmo, nos contam histórias quase que diariamente. Essa é uma atividade fundamental para fortalecer o vínculo entre todos, além de ser um valioso instrumento mediador de conflitos.
Por isso, conte e ouça histórias ao longo de toda a sua vida!  Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais do Colégio, acesse página do facebook ou venha visitar-nos. A Unidade I fica na Rua Hermínio Steffen, 96, Jardim Regina e a Unidade II, na Avenida Coronel Antônio Estanislau do Amaral, 1.541, Itaici.