Classificação é confusa em todo o mundo

O único compacto mais visto pelos leitores como utiliário é o Renegade
O único compacto mais visto pelos leitores como utiliário é o Renegade

Os SUVs são a sensação do mercado de carros do Brasil. A maior parte dos consumidores pretende ter um. Em um contexto em que, conforme a classificação do Inmetro, quase todo carro alto pode almejar para si o título de utilitário-esportivo, é o mercado quem ditará que veículo é ou não é SUV.
Esta é a leitura do consultor automotivo Paulo Roberto Garbossa. “De nada adianta uma marca chamar seu carro de SUV se o consumidor não enxergá-lo assim”, analisa. “O mercado é que dita essa regra.”
No perfil do Facebook do Jornal do Carro, perguntamos a nossos seguidores quais são suas percepções sobre diversos modelos que o Inmetro classifica como utilitário-esportivo compacto. No caso do Kwid e do WR-V, o post obteve 85 respostas.
Do total, nenhum leitor afirmou considerar o Kwid um SUV. Ele foi classificado como compacto ou subcompacto. Para o WR-V, houve quem o considerasse crossover. A maioria, porém, acredita que um carro é uma versão mais alta do Fit.
Poucos leitores definiram EcoSport, Kicks Creta e HR-V como utilitários-esportivos. A maior parte os classificou como crossovers.
O único compacto mais visto pelos leitores como utilitário é o Jeep Renegade.