Focus e Golf se enfrentam

Mesmo com melhorias, Focus sofre a derrota

O argentino chega com planos de vender mais nas versões S e SE  1.6, enquanto o alemão vem com mais equipamentos e preço de premium Foto: divulgação
O argentino chega com planos de vender mais nas versões S e SE 1.6, enquanto o alemão vem com mais equipamentos e preço de premium
Foto: divulgação

A recente atualização efetuada no Focus deu competitividade extra ao hatch argentino. O líder do segmento ganhou equipamentos e ficou com uma gama bem distribuída. Agora, ele chama para a briga o segundo colocado no ranking de vendas da categoria, Golf, que, em agosto do ano passado, foi eleito pelo Jornal Carro, do jornal O Estado de S. Paulo o melhor veículo à venda no país.
Mas… não foi desta vez. Mesmo com as melhorias, o Focus sofreu derrota para o Golf neste comparativo. O VW, com motor 1.4 turbo de 140 CV, tem conjunto mais bem acertado e é melhor em desempenho, além de oferecer mais requinte a bordo. O Ford, porém, chegou perto, principalmente por causa de seu motor 2.0 até 178 CV, que tem tecnologia flexível – o do rival é só a gasolina.
As versões comparadas são as Highline, do Golf, e Titanium Plus, do Focus. O Ford é mais caro, a R$ 95.900, ante os R$ 90.770 do VW. Ele justifica este preço extra na ótima lista de equipamentos de série, que inclui faróis de xenônio, sistema multimídia com tela de 8” e até um novo recurso de frenagem automática para a cidade, capaz de evitar uma colisão a até 20 km/h. Outra tecnologia de destaque é a assistência ao estacionamento para balizas e vagas a 90 graus.
No Volks, o recurso, que é opcional, só faz baliza. Aliás, muitas das tecnologias disponíveis no Focus são extras no Golf, a exemplo do teto solar e de um sistema multimídia mais sofisticado que aquele que traz de série. Completo, o Golf chega a elevados R$ 138.322.
Porém, é ao volante que o VW traz os principais argumentos para vencer esta briga. Ele é muito mais rápido que o concorrente argentino, mesmo tendo 38 CV a menos.