Cidade tem classificação satisfatória

Na semana passada, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou a Campanha Nacional de Prevenção contra a dengue e também contra a febre chikungunya. Com o slogan, “O perigo aumentou, e a responsabilidade de todos também”, a campanha será realizada a partir hoje.
O ‘Dia D’ de mobilização nacional acontece em 6 de dezembro, com reforço no dia 7 de fevereiro de 2015. Por meio da ação, o Ministério da Saúde convoca os gestores municipais a realizarem uma intensa mobilização da população, além de mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os profissionais da área ao diagnóstico correto das doenças.
Durante o anúncio da campanha, foram divulgados os resultados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (LIRAa). A pesquisa é considerada um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de Saúde anteciparem as ações de prevenção. A pesquisa é concluída em até 15 dias.
Apesar do nome, o LIRAa mede não só os focos do Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue, mas também do Aedes Albopictus. Os dois mosquitos podem transmitir tanto a dengue como a chikungunya. Originária da África, a febre chikungunya se parece com a dengue, mas costuma ser mais dolorosa, embora com letalidade mais baixa.
Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado ‘estado de alerta’ quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.
O número de casos de dengue registrados caiu 61% de janeiro a outubro deste ano, em comparação a 2013. O número de óbitos causados pela epidemia também diminuiu em relação ao ano passado, caindo de 646 para 379 em 2014, o que representa 41% dos casos. Até o mês passado, foram registrados 824 casos de chikungunya no Brasil, sendo 39 importados. O LIRAa informou que 47 países apresentam casos da doença.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaiatuba, o LIRAa de outubro de 2014 na cidade está em 0,6. Até 1% é considerado satisfatório.
O Jardim Morada do Sol ainda é de maior risco, permanecendo com maiores índices de criadouros devido a ser o maior bairro do município, seguido dos bairros: Jardim Teotônio Vilela, Jardim São Conrado, Jardim Santa Cruz, Vila Brizolla, Jardim Califórnia, Vila Costa e Silva, Jardim Oliveira Camargo, Jardim Hubert, Jardim Monte Verde, Jardim Patricia, Jardim Marina, Jardim do Sol, Jardim Renata, Jardim Rêmulo Zoppi, Jardim Carlos Aldrovandi, Jardim do Valle, Jardim Bom Princípio, Jardim Tancredo Neves, Jardim Nova Indaiá, Vila São José, Jardim Flórida, Jardim Pedroso, Jardim João Pioli, Jardim Tropical, Vila Brigadeiro Faria Lima.
Dados da Prefeitura apontam 12 casos que estão aguardando resultados, dois inconclusivos, 233 casos positivos, oito importados residente, três importados não residente. O total são de 244 casos.