Chega o CVT para embalar

A nova meta de opção do Renault é ampliar vendas

texto: José Antonio Leme/agência estado | fotos: divulgação
texto: José Antonio Leme/agência estado | fotos: divulgação

Quatro meses após o lançamento do Captur, chega às concessionárias Renault do país a configuração com motor 1.6 e câmbio automático CVT, de relações continuamente variáveis. Essa opção parte de R$ 84.900 na versão Zen e chega a R$ 88.400 na Intense que, juntas, devem responder por 60% das vendas do utilitário-esportivo feito no Paraná, de acordo com informações da fabricante. De série, o Captur com câmbio CVT traz itens como ar-condicionado, computador de bordo, partida do motor por botão, direção eletro-hidráulica, controlador de velocidade de cruzeiro, sensor de obstáculo traseiro, quatro airbags e controles de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampa. Opcionalmente há um kit com central multimídia e câmera na traseira com preço sugerido de
R$ 2,5 mil.
A versão Intense vem com todos esses itens e acrescenta rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, ar-condicionado automático, acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa, faróis de neblina de LED que acompanham o movimento do volante nas curvas e navegador GPS. Como opcional há bancos de couro por R$ 1.500.
O câmbio CVT do Captur tem a opção de trocas manuais e simula seis marchas. Trata-se da mesma transmissão utilizada no Nissan Kicks, mas com a adição de caixa redutora, que, segundo informações da Renault, melhora as respostas em arrancadas. Em retomadas, contudo, o câmbio se mostra lento como todos os CVT. Para melhorar um pouco o desempenho é preciso fazer as trocas no modo manual.
O motor é o conhecido 1.6 flexível de até 120 cv e 16,2 mkgf. O conjunto é satisfatório em termos de silêncio e conforto em circuito urbano.
O acabamento do Captur é bom. Ainda assim há excesso de plásticos duros, como no painel, por exemplo.
A posição de dirigir é alta e agradará quem gosta de ter visão ampla à frente do carro. No volante só há ajuste de altura.
As respostas lentas do Captur com câmbio CVT entram na conta do ajuste da direção eletro-hidráulica e também da calibragem das suspensões, que privilegiam o conforto em detrimento de esportividade.

PRÓS E CONTRAS

PRÓS: CONFORTO
O utilitário agrada quem não faz questão de esporti-vidade e busca conforto no rodar.

CONTRAS: RESPOSTAS
Embora seja bem ajustado, CVT é lento em retomadas de velocidade e ultrapassagens.

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido
R$ 84.900

Motor
1.6, 4 cil., 16V, flexível

Potência (cv)*
120 a 5.500 rpm
Torque (mkgf)*
16,2 a 4.000 rpm

Câmbio
Automático, CVT

Peso
1.286 quilos

Câmbio automático CVT, de relações continuamente variáveis na versão Zen e Intense
Câmbio automático CVT, de relações continuamente variáveis na versão Zen e Intense