Carroceria muito pesada faz gasto disparar

Os superesportivos quase sempre dominam o ranking dos carros com maior consumo de combustível à venda no país, mas alguns modelos ‘comuns’ também têm sede exagerada. Listamos alguns que estão entre os mais gastões – por terem motores antigos, câmbios ruins ou serem pesados. Os dados foram divulgados pelo programa Conpet, do Inmetro.
Foram consideradas as médias registradas em ciclo urbano.
Hyundai Tucson
Recém-aposentada, primeira geração utiliza um 2.0 de 145 cv. Desde que virou flexível, o modelo faz 5 km/l com etanol. Seu câmbio, com apenas quatro marchas, é um dos culpados.

fiat toro
O motor 1.8 de 139 cv sofre um pouco para mover a carroceria da Toro, o que se reflete em alto consumo de combustível. De acordo com o Conpet, a média com etanol é de apenas 5,8 km/l.

chevrolet s10
O motor 2.5 flexível da picape média pode até ser moderno – tem injeção direta de combustível, por exemplo. Mas, como é pesada e a aerodinâmica está longe de ser privilegiada, ela roda na cidade, em média, 5,6 km com um litro de etanol.

jac j6
Grandalhona e pesada, a minivan chinesa tem motor 2.0 de 155 cv para lá de ‘beberrão’. O modelo, que recebeu tecnologia flexível na versão oferecida no mercado brasileiro, roda, com etanol, apenas 5 km/l em ciclo urbano.

toyota hilux
As versões com motor 2.7 flexível de quatro cilindros têm um dos consumos mais altos entre os carros vendidos no Brasil. Com etanol, a picape roda apenas 4,8 km/l na cidade. Com gasolina, a média sobe para ainda pífios 6,8 km/l.