Câncer de pele – Hora de reforçar a proteção

Além do uso do filtro solar, é fundamental o autoexame da pele

Com o sol de volta ao verão, é hora de reforçar a proteção contra o câncer de pele. Causada principalmente pela exposição solar crônica – sobretudo aquela feita até os 20 anos de idade -, a doença pode ser evitada com uso diário de protetor solar. Para incentivar ações individuais e coletivas que ajudem a frear o avanço de todos os tipos de câncer, a União Internacional para Controle do Câncer (UICC) escolheu o tema ‘We Can. I Can.’ (‘Nós Podemos. Eu posso.’) para a campanha do Dia Mundial do Câncer,
ocorrido no dia 4.
De acordo com o balanço dos atendimentos realizados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, em novembro passado. De aproximadamente 20 mil pessoas examinadas, 13,28% tinham lesões de câncer.
“Estudos mostram que mais de 90% da população não usam o protetor solar corretamente. Além do filtro, são fundamentais o autoexame da pele, para identificar manchas e pintas suspeitas, e a ida regular ao dermatologista, pelo menos uma vez ao ano”, diz a médica Caroline Assed.
Segundo a dermatologista Luiza Kassuga, quanto mais cedo a doença for detectada, maior é a chance de cura. O tratamento, em geral, é cirúrgico, mas terapias menos invasivas (como medicação tópica) podem ser usadas dependendo do tipo de tumor e das condições do paciente.

22---Câncer-de-Pele