Campanha de Conscientização contra a Tuberculose

O objetivo é realizar busca da doença entre os pacientes na saúde pública

Desde a última segunda-feira (12), a Secretaria de Saúde de Indaiatuba aderiu à recomendação do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, à Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose, de 12 a 26 de setembro. O objetivo é mapear possíveis casos da doença para o tratamento precoce.

Neste período, todas as unidades de saúde irão aplicar um questionário aos pacientes, buscando identificar indivíduos que tenham queixa de tosse há mais de três semanas, além de investigar 5% da população SUS dependente (conforme diretriz preconizada pelo Ministério da Saúde para a Campanha de Busca Ativa da Tuberculose).

Após o período da Campanha, todas as unidades deverão encaminhar os questionários ao Programa Municipal de Controle da Tuberculose, para o relatório de dados e a programação de ações.

Desde 2018, Indaiatuba vem registrando uma média de 55 casos de tuberculose por ano. Em 2018 foram 60 registros, em 2019, 57, 2020, 48 e 2021, 54. Os dados de 2022 ainda não estão disponíveis para análise.

Uma ação na Praça Dom Pedro também fará parte da Campanha de Conscientização contra Tuberculose em 23 de setembro, das 9h às 12h, também para a aplicação dos questionários para a população, afim de identificar possíveis casos de pessoas com relatos semelhantes à doença.

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI