Bosque do Saber passará por mudanças

Escola poderá receber cerca de 14 mil alunos

Com a ampliação do atendimento, a previsão é que passe aproximadamente 14 mil alunos nas dependências do Bosque do Saber em 2017 Arquivo/Eliandro Figueira
Com a ampliação do atendimento, a previsão é que passe aproximadamente 14 mil alunos nas dependências do Bosque do Saber em 2017
Arquivo/Eliandro Figueira

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, informa que a Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber passará por mudanças de atendimento para 2017, mas não terá as atividades encerradas. A escola tem a proposta de ser um centro metadisciplinar, com uma área verde de aproximadamente 11 mil metros quadrados para o desenvolvimento das atividades de apoio e pesquisas referentes ao estudo do meio, onde no decorrer do ano são desenvolvidas atividades e cursos para capacitar professores e alunos sobre o estudo multidisciplinar do meio ambiente.
Durante este ano o local recebeu 9.710 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal. Além do atendimento para Educação Ambiental, atualmente 56 alunos estudam na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, sendo 28 alunos da Etapa I (4 anos) e 28 alunos da Etapa II (5 anos). Para 2017, por uma questão de demanda, não será necessário utilizar a sala da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber para alunos ingressantes da Etapa I.
Sendo assim, com essa alteração será ampliado o atendimento de visitantes, podendo abranger escolas da Rede Privada, Escolas Estaduais e de outros municípios. Os alunos que hoje frequentam a Etapa I e que em 2017 frequentarão a Etapa II, permanecerão na Escola e não terá necessidade de transferências. “Nos últimos dois anos, período que ficou ativa a Etapa I, não foram atendidas as demandas externas, nosso objetivo é retornar esse atendimento dando a oportunidade de mais alunos terem as experiências e estudos ambientais tudo gratuitamente, pois faz parte do plano municipal de educação ambiental”, explica a gestora do Bosque do Saber, Lucelaine Dias. Com a ampliação do atendimento a previsão é que passe aproximadamente 14 mil alunos nas dependências do Bosque do Saber em 2017.
Todos os anos a Secretaria Municipal de Educação realiza os procedimentos de Matrícula Antecipada/Chamada Escolar, com vistas ao pleno atendimento à demanda de alunos. Neste sentido, os alunos que hoje frequentam o Maternal II e em 2017 frequentarão a Etapa I, serão matriculados na escola mais próxima da sua residência.
O Bosque do Saber dispõe de um prédio de dois pavimentos, com sala de suporte para eventos, auditório para 196 pessoas, ecobiblioteca, sala de oficinas ecopedagógicas, salas de direção e secretaria, copa-cozinha, despensa e sanitários masculino, feminino e pessoas especiais.
A área externa possui um quiosque do Projeto Ecoleitura e outro do Projeto Ecojogos, galpão e viveiro para mudas, galpão de reciclagem de papel artesanal, quiosque do Projeto Jardim das Borboletas, área de alimentação, parquinho, pérgola do Projeto Jardim dos Beija-flores, galpão de compostagem, pomar orgânico, horta orgânica, além de uma trilha de cerca de 500 metros para que os visitantes possam caminhar na mata nativa.
O Projeto Vivência e Integração com o Meio Ambiente oportuniza aos professores e alunos realizarem atividades práticas de estudos do meio e de sua preservação efetiva e eficiente, interagindo e participando das atividades propostas e de ações coletivas voltadas para o conhecimento, às quais contribuirão para a formação e a conscientização da necessidade de mudança de paradigmas em relação ao meio em que está inserido.