Atividades para um envelhecimento saudável

Exercícios previnem quedas e agem contra doenças

texto: Ana Paula Blower/infoglobo | fotos: divulgação
texto: Ana Paula Blower/infoglobo | fotos: divulgação

Quem se exercita regularmente vive mais e melhor. Isso é fato, e apoiado cientificamente. Na terceira idade, mitos podem dificultar o início das atividades, mas devem ser reavaliados. Problemas de coluna e articulações, por exemplo, não são impeditivos. Basta fazer uma avaliação médica, escolher a modalidade que preferir e melhor se adaptar para dar o primeiro passo.
Há diversas opções, de alongamento à musculação, que se encaixam às restrições e necessidades de cada um.
“Melhora a circulação sanguínea e os níveis de pressão e de glicose. Fortalece ainda os músculos, que influenciam no caminhar, evita quedas e ajuda a ter uma postura melhor” – enumera a geriatra Roberta França.
A médica cita a dança como uma das atividades mais completas, que mexe não só o corpo, mas a alma também.
“Trabalha todos os grupamentos musculares, a cognição. Além disso, há a socialização. Eles conversam, esquecem os problemas. É uma atividade prazerosa, não uma obrigação” – observa Roberta.
Os benefícios da atividade física já podem ser percebidos a partir do primeiro treino. O importante é dar continuidade à prática regular.
“Exercícios físicos na terceira idade devem funcionar como medicamentos, terem usos regulares, com orientação e serem específicos para cada paciente” – orienta o vice-presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro, Flávio Nery.
Ele diz que conforme se envelhece, diminuem a massa óssea e a força muscular e há perda de massa muscular. Tais aspectos encontram no exercício um alívio.
É fundamental que os exercícios sejam orientados por profissional com capacitação para monitorar idosos.

Entre as opções de exercícios, as modalidades em grupo ajudam ainda na socialização
Entre as opções de exercícios, as modalidades em grupo ajudam ainda na socialização

modalidades indicadas

Musculação: Quem disse que academia não pode? Exercícios de força, musculação principalmente, são ótimos para organização corporal, equilíbrio, ganho de massa óssea, prevenção da osteoporose e alívio dos sintomas da artrose, além de fundamentais para funções neurológicas e vasculares.

Alongamento: esta categoria, o pilates e a yoga se destacam. São ótimos para o ganho de mobilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora, aliviando as dores da artrose, coluna e articulações.
Na água: Exercícios dentro da piscina, principalmente aquecidas, como hidroginástica e a natação, são indicados para artrose, ganho de força, equilíbrio e alterações neurológicas. Em geral, são aulas coletivas, que ajudam também na socialização.

Aeróbicos: Entre as opções de exercícios aeróbicos para os idosos estão as caminhadas, atividades na bicicleta e até corrida leve. Essas são boas para recuperação da massa óssea, para melhorar o ritmo cardíaco. Sempre com orientação profissional.