Como saber se o seu cão ou gato está vivendo com diabetes?

M.V. Juliana Moreira

Diabetes é o nome dado a uma doença causada por alterações relacionadas à insulina (falta de insulina ou resistência insulínica), que afetam o nível de glicose (açúcar) no sangue de seu cão ou gato, ou seja quando o animal tem uma alteração na produção de insulina os níveis de glicose no sangue ficam altos e esse é o primeiro indicativo de que algo está errado.
As principais causas de Diabetes em animais estão relacionadas com predisposição (idade, raça, genética etc) e má nutrição. Mas afinal quais são os sinais que o animal diabético pode apresentar? Os sinais mais comumente encontrados são o aumento do apetite, sendo assim alguns animais podem apresentar ganho de peso; aumento da ingestão de água e consequentemente aumento do volume de urina. A diabetes pode desencadear uma série de outras alterações no organismo dos animais como catarata em cães e fraqueza dos membros pélvicos em gatos. Evitar a glicemia elevada ajuda a prevenir ou retardar essas complicações. Por esta razão, o diagnóstico precoce de diabetes em seu cão ou gato é imprescindível. Caso seu animalzinho apresente os sintomas citados leve-o ao veterinário para que este constate através da aferição da glicemia se os níveis glicêmicos estão adequados.
Em muitos casos é necessário a utilização da insulina, no entanto somente o médico veterinário poderá dizer qual será a melhor conduta em cada caso.

*Juliana Moreira é médica veterinária do Hospital VetPrado 24h