Aprenda a interpretar as ‘canções’ do carro

Alguns carros são como uma escola de samba. Outros se assemelham a orquestras. Pastilhas de freio assoviam, correias cantam, rolamentos roncam… Como o ideal é que cumpram sua função em silêncio, a barulheira pode indicar problemas.
De acordo com o coordenador técnico do Cesvi/Mapfre, Gerson Burin, se surgirem ruídos estranhos é aconselhável tentar identificar sua origem.
Confira algumas das principais fontes de ruídos incomuns do veículo e suas possíveis causas.
ASSOVIO
FRENAGEM: Esse sistema foi feito com o objetivo de parar o veículo em silêncio, mas em muitos casos as pastilhas não conseguem desempenhar suas funções sem fazer escândalo. De acordo com o mecânico Yutaka Fukuda, da Fukuda Motorcenter, atualmente as pastilhas de freio são a maior fonte de barulho dos automóveis. Para amenizar o sintoma, Fukuda aplica cola na parte traseira dessas peças. Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi, acrescenta que o fato pode estar relacionado a um incorreto assentamento das pastilhas. Além disso, pode indicar desgaste excessivo do material de atrito: “se o ruído aumentar, é preciso verificar o nível de desgaste.” Trocar as pastilhas antes que o material de atrito termine evita o contato de ‘ferro com ferro’ (entre o disco e a base das pastilhas), que eleva o preço da manutenção e compromete a segurança.

RONCO
SINAL DE DESGASTE: Roncos em movimento em geral estão relacionados ao desgaste dos rolamentos de roda, e são o tipo de sintoma que deve ser verificado rapidamente, pois podem ser prenúncio de algo sério.

RANGIDO E BATIDA SECA
SUSPENSÃO: Esse tipo de ruído está relacionado a partes da suspensão, como buchas de bandejas desgastadas. São peças de borracha que, com o tempo e as condições de uso (piso ruim), passam a ranger e a transmitir ruídos de batidas ‘secas’.