Aparelho dentário pode ser usado em qualquer idade

Texto: Evelin Azevedo/infoglobo | Fotos: divulgação

O sorriso metálico que era quase exclusividade de crianças e adolescentes, agora é muito comum em adultos. O aparelho dentário pode ser usado por pessoas de qualquer idade, como explica Rosane Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto: “os ossos do corpo se renovam durante todas as fases da vida e, por isso, podem ser movimentados com a ajuda do aparelho em qualquer faixa etária. Não existe idade ideal para corrigir os dentes e buscar um sorriso alinhado e bonito. Em geral, nos adultos conseguimos os resultados desejados em menor tempo devido à colaboração e à higienização. No entanto, por mais que haja esse comprometimento maior, a resposta é mais lenta na comparação com crianças e adolescentes”.
Segundo os especialistas, apesar de o uso de aparelho dentário trazer benefícios para a saúde do paciente, é a possibilidade de ter um sorriso bonito que mais atrai as pessoas no tratamento.
“A estética é o ponto mais relevante para os pacientes. Já para os ortodontistas, o bom posicionamento dentário é o principal, pois leva à estabilidade na mastigação e à facilidade de manutenção da escovação, o que previne cáries, doenças gengivais e desordens musculares e articulares” – compara a odontologista Alessandra Cohen.
De acordo com Rosane, alguns adultos sentem vergonha de seus sorrisos metálicos. Mas é possível colocar um aparelho com fios brancos ou o lingual, que é colado na parte de trás dos dentes.

Persistência e paciência

Usar um aparelho dentário faz parte de um tratamento ortodôntico. Assim como toda terapia, é preciso que o processo seja acompanhado pelo profissional responsável. Quem coloca o aparelho, mas não segue as recomendações do dentista, pode ver todo seu esforço indo pelos ralos.
“Após colocar o aparelho, o paciente precisa voltar todo mês, pois é assim que a gente consegue analisar se o dente está fazendo o movimento que tentamos induzir” – orienta o dentista Mario Groisman, que alerta: “se depois de tirar o aparelho, o paciente não usar a contenção, o dente pode voltar a ficar do mesmo jeito”.

 

Como cuidar

Vá ao dentista: converse com o dentista e estabeleça a periodicidade das consultas de avaliação. É importante que o combinado seja cumprido para o bom resultado do tratamento.
Escove corretamente: tenha mais atenção na hora de escovar os dentes. A presença do aparelho na boca pode facilitar o acúmulo de comida. Use escovas de dente apropriadas, com pouca pasta, e fio dental com ajuda do passa-fio.
Não deixe quebrar: na hora da escovação ou da mastigação, tome cuidado para não quebrar o aparelho. É possível que seja preciso trocar tudo se uma das partes quebrar.
Alimente-se bem: evite alimentos duros demais como pé de moleque; que soltam fios ou fibras, como manga; e muito açucarados ou pegajosos, como balas e chicletes, para não prejudicar o tratamento.