Boa opção para curtir as férias Santo Antônio do Pinhal

15 - Vista-do-Mirante-de-Santo-Antonio-do-Pinhal

Prepare-se para o próximo recesso de janeiro

texto: wr comunicação  / fotos: Wagner Ribeiro

Uma dica para quem deseja fazer uma viagem romântica e tranquila, pertinho de São Paulo, é visitar Santo Antônio do Pinhal, uma pequena e charmosa cidade encravada no coração da Serra da Mantiqueira, a apenas 172 quilômetros da capital paulista. E mais, se você quer viajar e está preocupado em deixar o seu pet em hotelzinho ou simplesmente não quer se separar dele, a melhor opção na cidade é a Pousada Quatro Estações de Pinhal.
A pousada aceita cães de pequeno e médio porte. Em caso de dúvidas sobre o tamanho do seu ‘filho’ peludo, verifique com a equipe da Quatro Estações de Pinhal por telefone.
No centro da cidade, cuja arquitetura traz traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região, os turistas podem visitar a igreja Matriz, o Mirante, a fonte de Santo Antônio – com uma bica d’água fresca das montanhas – além de passar um bom tempo batendo papo com os moradores, sempre simpáticos e calorosos. Outra opção são as diversas lojinhas do centro da cidade com lembrancinhas, artesanato local, roupas e até mesmo móveis requintados e obras de arte.
Mas não para por aí. Como as principais atrações de Santo Antônio do Pinhal estão ligadas direta ou indiretamente à natureza, dá para fazer trilhas, conhecer diversos bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo a principal delas a Cachoeira do Lajeado, cartão-postal da cidade. Entretanto, vale ressaltar, o Pico Agudo é um passeio obrigatório.
Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, o Pico Agudo sempre deslumbra os turistas com a beleza da vista de 360°, que permite contemplar as montanhas da Serra da Mantiqueira, Sul de Minas e do Vale do Paraíba. Também é possível assistir a praticantes de Asa Delta e Parapente realizando voos no local. E se você for aventureiro e quiser experimentar a sensação de ganhar os céus da cidade, há diversas agências locais que agendam voos com instrutores muito bem preparados.
Para os amantes da boa mesa, vale a pena saborear as delícias do Bistrô Seu Beneditú, instalado dentro da Pousada Quatro Estações de Pinhal. Com o conceito slow food, a gastronomia do Bistrô privilegia os ingredientes orgânicos e majoritariamente produzidos na cidade.

A principal Cachoeira do Lajeado é cartão-postal da cidade
A principal Cachoeira do Lajeado é cartão-postal da cidade