Alimentos podem ajudar a melhorar os sintomas da TPM

Humor e disposição podem ser controlados durante ciclo menstrual

18---ilustração

Mulheres são uma caixinha de surpresas. As repentinas oscilações de humor acompanhadas de mudanças de comportamento são características
femininas tão comuns, que já viraram até letra de música e poesia: quem não se lembra da canção Mulher de Fases, da banda Raimundos,
e dos versinhos de Cecília Meireles em Lua Adversa? O fato é que o ciclo menstrual é composto de três fases (folicular, ovulação e luteínica)
e, por causa delas,  ocorre uma intensa  variação hormonal, que provoca instabilidade emocional e culmina na tão famosa e temida TPM (Tensão Pré-Menstrual).
“Ao longo do ciclo, há uma flutuação dos níveis dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) e também dos neurotransmissores (como a serotonina), que são os grandes responsáveis pelo desequilíbrio na TPM. Mas esses sintomas podem ser minimizados com uma alimentação adequada e exercícios físicos “, explica o endocrinologista Tércio Rocha. Para você ficar bem-humorada e disposta durante todo o mês, o Nova Metrópole Indaiatuba dá dicas de alimentos que conseguem otimizar cada etapa do ciclo menstrual.

1° ao 7° dia

Sintomas
Durante a menstruação, há baixas concentrações de estrogênio e progesterona. Nessa fase, a maioria das mulheres costuma sofrer com cólicas, que são provocadas por contrações uterinas para eliminar o sangue menstrual. Mas fique alerta: dor muito forte e persistente pode ser sinal de doença: “existem patologias, como endometriose e miomatose uterina, que provocam cólicas menstruais e precisam de tratamento médico”, explica a ginecologista Simone Nogueira.

O que fazer
Beba muita água para hidratar o organismo e invista em atividades aeróbicas moderadas, como caminhada e hidroginástica, que melhoram a disposição.

O que evitar
Não consuma alimentos que retardam o trânsito abdominal ou que provoquem fermentação, como produtos refinados (farinha de trigo branca, açúcar etc.) e laticínios (leites, queijos e outros derivados). Não se automedique. Em caso de cólicas, consulte um ginecologista, pois somente ele pode indicar o tratamento adequado.

Comportamento
A mulher fica mais sensível e, em virtude do sangramento, algumas se queixam de sonolência e cansaço. Durante a menstruação (início do ciclo), a mulher fica indisposta. Por isso, deve consumir alimentos ricos em ômega 3 (presente em peixes como sardinha, atum e salmão), que fortalece o sistema imunológico, aumenta a capacidade de concentração e neutraliza o estresse. Nesta fase, as mulheres perdem muito ferro por causa do fluxo sanguíneo. Portanto, devem ingerir alimentos ricos no nutriente, como brócolis, espinafre, beterraba e nozes. A vitamina C — presente em frutas como limão, acerola e laranja — também é importante, pois ajuda na absorção de ferro. A aparência da pele e dos cabelos também se modifica: na fase menstrual, a cútis fica mais opaca e os cabelos, rebeldes. Uma boa aliada é a linhaça, que é fonte de fibras, ômega 3 e ômega 6. Tem propriedades antioxidades e melhora o funcionamento do intestino, deixando os cabelos fortes e a pele bonita.

DO 8° AO
17º DIA

Sintomas
Nesta fase, os níveis de estrogênio aumentam até atingir um pico, por volta do 14° dia. Esta é a fase da ovulação, em que a mulher engravida com facilidade. Não há sintomas nesse período, embora as mulheres se sintam mais dispostas fisicamente e com mais energia.

O que fazer
Assim como na fase menstrual, é importante beber bastante água e fazer atividades físicas. As mulheres também devem alimentar-se adequadamente a cada três horas, mantendo a glicemia (nível de açúcar no sangue) regulada e com energia ao longo do dia.

O que evitar
Alimentos industrializados, açúcar e bebidas alcoólicas.

Comportamento
Nesse período, em que há concentração de estrogênio, a mulher fica mais bem-humorada, comunicativa e pouco propensa a rompantes emocionais. O apetite sexual também fica muito acentuado. Os sentidos estão ampliados, incluindo o paladar. Na ovulação, é hora de cuidar da alimentação e fortalecer as defesas do organismo. A pele fica mais viçosa, não há inchaço corporal e as mulheres se sentem mais ativas.

Por isso, invista em hortaliças que contenham magnésio, como rúcula e couve. Este mineral ajuda a manter o bom funcionamento dos músculos, dos nervos e da densidade óssea. Fontes de vitaminas A e C, as frutas vermelhas (morango, framboesa, amora etc) também são ótimas nessa fase, pois são antioxidantes, auxiliam na digestão e ajudam a prevenir os sintomas da TPM.

Consuma sempre carboidratos complexos, como massas e arroz integral, além de cereais. Esses alimentos ajudam no equilíbrio hormonal e liberam energia por mais tempo. Também auxiliam a diminuir a compulsão por comida. Essa é a fase da TPM. Como nesse período a retenção de líquido se acentua, a mulher deve investir em alimentos diuréticos como abacaxi, chá verde, melancia, limão etc. Além de facilitarem a digestão, eles diminuem o inchaço corporal.
Os sintomas da TPM são acentuados por um mau funcionamento hepático. Por isso, alimentos que promovem a desintoxicação e o bom funcionamento do fígado, como os chás amargos (de boldo, carqueja ou alcachofra) são ótimas opções para essa fase. Na TPM, aposte, sem medo, no chocolate amargo (com 70% de cacau e sem lactose). “O chocolate estimula a liberação de serotonina, que promove a sensação de bem-estar”, explica o nutricionista Fábio Bicalho. Mas não exagere: 30g diárias da guloseima já são suficientes.
Para amenizar a cólica menstrual, coloque uma bolsa de água quente na barriga, por pelo menos 20 minutos.

do 18°
ao 28° dia

Sintomas
Essa é a fase luteínica, que ocorre após a ovulação. Nela, a produção de estrogênio decai e o nível de progesterona aumenta muito. A missão desse hormônio é justamente preparar o útero para receber um possível embrião. É nessa fase que ocorre a TPM, que deixa as mulheres com dor de cabeça, inchaço e com compulsão por doces.
O que fazer
Aposte em atividades físicas como musculação, corrida e natação. “Esportes favorecem o equilíbrio hormonal. Também estimulam a liberação de endorfina, que é um neurotransmissor que produz sensação de bem-estar”, explica o endocrinologista Tércio Rocha.

O que evitar
Evite carne vermelha, sal e comidas gordurosas. O açúcar também deve ser cortado, pois embora libere endorfina, rapidamente o efeito passa, o que deixa a pessoa mais irritada.

Comportamento
Nessa fase, há uma queda no nível de serotonina. Por essa razão, as mulheres ficam mal-humoradas, agressivas e emocionalmente instáveis.