Aids avança entre os jovens

Série mostra o drama do HIV nos anos 80 e alerta para epidemia

Nanda, na série da Rede Globo ‘Os Dias Eram Assim’, descobriu ter o vírus HIV
Nanda, na série da Rede Globo ‘Os Dias Eram Assim’, descobriu ter o vírus HIV

Com a taxa de detecção de casos de Aids aumentando a cada ano entre os jovens, o Ministério da Saúde embarcou na cena em que Nanda (Julia Dalavia), na série da Rede Globo ‘Os Dias Eram Assim’, descobriu ter o vírus HIV para fazer um alerta sobre a importância de se prevenir à doença. O post do órgão no Twitter repercutiu a sequência que foi ao ar na quarta-feira (23): ‘Em ‘Os Dias Eram Assim’, Nanda revelou que está com Aids. A cena é mais comum do que você imagina! “Use camisinha”.
De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, atualmente a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,1 casos a cada 100 mil habitantes, com cerca de 41,1 mil novos casos ao ano. No entanto, o levantamento chama a atenção para o aumento em jovens de 15 a 24 anos. Entre 2006 e 2015, a taxa de incidência nessa faixa etária mais que triplicou, passando de 2,4 para 6,9 casos a cada 100 mil habitantes. Entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa dobrou, passando de 15,9 para 33,1 casos a cada 100 mil habitantes.
Segundo Adele Benzaken, diretora do Departamento de Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde vários países, incluindo o Brasil, vivem nova onda de epidemia de HIV, caracterizada por atingir mais homens de 19 a 24 anos que fazem sexo com homens.
“No Congresso Internacional sobre Aids, em Paris, falou disso como a terceira onda da epidemia de HIV. O jovem sabe que a Aids pode ser doença crônica quando o paciente adere ao tratamento. Por isso, precisamos incentivar a testagem e falar diretamente com os jovens”.
Para Márcio Villard, coordenador-geral do Grupo Pela Vidda, é importante trazer de volta o drama da Aids: “em termos de tratamento, avançamos muito. Mas o preconceito da Aids nos anos 1980 está de volta, com discursos conservadores. Se fala da cura da Aids, mas quando teremos cura do preconceito?”

10---Aids-(2)

prevenção em queda

CAI uso de preservativo:
Pesquisa do Ministério da Saúde indica queda no uso regular do preservativo entre jovens de 15 e 24 anos, tanto com parceiros eventuais (de 58,4%, em 2004, para 56,6%, em 2013) como com parceiros fixos (queda de 38,8%, em 2004, para 34,2%, em 2013).
novo tipo de prevenção:
Em dezembro, o Ministério da Saúde inicia a distribuição de um remédio (truvada) que reduz o risco da infecção pelo HIV antes da exposição ao vírus, o que não dispensa o uso de preservativos. A Profilaxia Pré-Exposição será oferecida a pessoas que mantêm relações de risco com maior frequência.

mais testagem:
Atualmente, aproximadamente 827 mil indivíduos vivem com HIV/Aids no Brasil , sendo que 112 mil não sabem que estão com o vírus.