Agora o ano começou, planeje-se!

Chegou a hora de tirar os planos do papel e torná-los realidade

Aquela viagem dos sonhos, economizar uma graninha, perder uns quilos a mais. Agora não tem mais desculpa. O carnaval acabou e o ano, como dizem, enfim começou. Para transformar metas em ações, se organizar mental e fisicamente é fundamental. Estabelecer metas viáveis é o primeiro passo.
“A renovação a cada ciclo é necessária. O ser humano se move pela esperança, pelos projetos. Para isso, organização e disciplina são fundamentais” – diz Aline Vilhena Lisboa, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia.
Mas nem sempre é fácil colocar sonhos em ação. A psicoterapeuta afirma que a falta de limites impossibilita projetos. Para viajar, não tem jeito, o excesso financeiro terá de ser controlado, explica.
“Há ainda estudos que mostram que o espaço físico organizado colabora para a organização interna. Projetamos no ambiente o que está na nossa mente” – observa.
A psicanalista e coach Andreia Rego explica como é possível ajustar o planejamento financeiro, viabilizando metas.
“Além de planilhas, bem-vindas para quem tem facilidade, há aplicativos e sites em que é possível cadastrar as despesas fixas e variáveis. Essas ferramentas permitem criar sinalizações de gastos, cálculos e outras funções que ajudam a ver como tem lidado com o dinheiro” – diz.
Para chegar lá, a coach aconselha ser persistente, positivo e sempre grato.

18---Começa-o-ano

18---Começa-o-ano-1

depoimento

Mariana Medeiros,
publicitária, 22 anos, planeja e viaja três vezes ao ano

O importante é ter foco e objetivo. Ao definir um plano de viagem é necessário abrir mão de certos luxos e nunca fui muito consumista. Costumo juntar dinheiro para viagem sem ter nenhuma marcada. Às vezes, do dia para a noite, surge uma promoção e já tenho como bancar. O dinheiro é gasto vivendo coisas novas e diferentes.