A ciência assina embaixo – receitas práticas

Livro traz dicas de bem-estar baseadas em estudos científicos

A fórmula perfeita (e acessível) para atingir níveis satisfatórios de bem-estar, quem não quer? O psiquiatra Daniel Martins de Barros reuniu no livro ‘Pílulas de Bem-estar’ (Sextante) 84 dicas, divididas em sete áreas, de como a simples mudança de hábitos pode trazer ganhos. Algumas bem inusitadas, outras já recomendas pelas avós, mas todas baseadas em estudos científicos.
Nenhuma das receitas é medicamentosa, mas comportamental. E nada ali é uma regra. O livro indica caminhos para emagrecer, dormir melhor, incrementar a inteligência, felicidade, amor, calmante e longevidade.
“Primeiro pensei em quais categorias gostaria de incluir. As sete vieram da constatação de quais são as principais buscas das pessoas. A partir delas, pensei em todas as dicas que consegui lembrar. Buscar os estudos confirmando ou não as dicas foi o passo seguinte. Essa foi a parte mais interessante, porque a maioria das coisas se confirmava e outras eram puro mito” – conta Daniel, que é, entre outras funções, consultor do programa ‘Bem-estar’, da Globo.
Para o psiquiatra, a dica de ir para a cama mais tarde para dormir mais, foi bastante surpreendente. Outra dica, que até para ele pareceu inusitada, foi o fato de o dinheiro trazer mais felicidade quando é doado.
Cada uma das orientações vem acompanhada de um “modo de usar”. Com linguagem simples e descontraída, o leitor tem, nas páginas de “Pílulas de bem-estar”, um tutorial para viver mais e melhor.
“O livro tem duas missões: mostrar que a ciência pode ser prática e bem-humorada. Não são fórmulas mágicas, mas atitudes que já se mostraram eficazes no rigoroso teste científico” – defende o médico.

Sua avó já dizia que…
Dentre as quase 100 instruções de bem-estar ao leitor, algumas, acredite, já eram aconselhadas pela sua avó. A novidade é que o livro traz as devidas comprovações científicas.
Quem nunca ouviu que para se acalmar a melhor opção era contar até 10 e respirar fundo? Essa dica está no livro e até contradiz outra máxima popular, que diz que descarregar a raiva socando um travesseiro, por exemplo, alivia a raiva. “Talvez esse seja o mito mais difundido e incorrigível referente à nossa vida mental”, escreveu Barros.
Outra clássica receita das avós, que está na publicação, é que contar carneirinhos ajuda a dormir. Para a ciência, a estratégia tem efeitos reais.
Enquanto pensa nos carneirinhos, ou qualquer outro bicho, o foco está na contagem, e todos os outros problemas que nos impedem de relaxar ficam em segundo plano. Faz sentido, não é?

texto: Ana Paula Blower/infoglobo | foto: divulgação/supera
texto: Ana Paula Blower/infoglobo | foto: divulgação/supera