65 – Ameaça pré-histórica é um filme de dinossauros. Mas, agora, na terra deles

A produção de ficção explora futuro e passado para dar, outra vez, vida aos gigantes

Quando Steven Spielberg inaugurou uma nova fase nos filmes sobre dinossauros, lá em 1993, com o aplaudido Jurassic Park, talvez ele não tenha imaginado em princípio todo o ‘mercado que estava criando’. Desde brinquedos com a imagem desses animais baseada em estudos cientìficos até a profusão de outras produções cinematográficas que tem o tema (ou algo próximo dele) como inspiração.

Assim tivemos duas sequências para Jurassic Park, depois (nesse mesmo contexto e roteiro) tivemos outros três filmes da franquia estrelados por Chris Patt e Bryce Dallas Howard. Todavia, em meio a isso tudo, podemos citar que produções como King Kong, Godzilla e Rampage tiveram influência direta da tecnologia desenvolvida na década de 90 por Spielberg.

Uma nova produção, que nada formalmente tem a ver com Jurassic Park, estreia nesse dia 9 de março nos cinemas de todo o Brasil. Trata-se de “65 – Ameaça Pré-histórica” protagonizado pelo ótimo ator Adam Driver, que você conhece certamente por papeis como Kylo Ren (o neto de Darth Vader na saga Star Wars) e Charlie Barber (do premiado filme História de um Casamento).

Driver interpreta um piloto espacial do futuro que cai em um planeta distante. Apenas ele e uma jovem (Ariana Greenblatt) sobrevivem à queda da astronave. À medida que os dois viajantes espaciais se orientam pelo terreno estrangeiro, vai ficando claro que o tal planeta é, na verdade, a Terra de 65 milhões de anos atrás.

Com produção executiva de Sam Raimi (de Uma Noite Alucinante), o filme tem o roteiro e a direção assinados por Scott Beck e Bryan Woods – parceiros no sucesso “Um Lugar Silencioso”.

O orçamento de “65 – Ameaça Pré-histórica” gira em torno de 90 milhões de dólares. A expectativa dos produtores é de que o filme arrecade pelo menos, nas bilheterias, uma cifra próxima dos US$ 250 milhões. Ou, numa perspectiva mais otimista, algo como US$ 1 bilhão — que foi o faturamento de “Jurassic World: Domínio”, lançado em 2022.

(C) Divulgação