Viola Davis estrela novo filme: a Mulher Rei

O longa-metragem promete ser um divisor de águas na Indústria do cinema

Nesta semana estreia nos cinemas brasileiros (aqui em Indaiatuba na Rede Topázio), o filme “A Mulher Rei” – estrelado pela consagrada Viola Davis — vencedora do Oscar com o longa-metragem “Um Limite Entre Nós”.

Uma história forte que se passa no Reino de Daomé, atualmente Benim, país localizado na África Ocidental e que foi um dos maiores entrepostos de escravos entre os séculos XVII e XIX. Estima-se que mais de 1,5 milhões de pessoas foram escravizadas na região e traficadas para as Américas. Viola interpreta Nanisca, a general de um exército formado apenas por mulheres.

Efeitos
Além do roteiro um tanto quanto “amargo” para os padrões de Hollywood, o filme ainda conta com um elenco formado em sua grande maioria por mulheres negras.
“A Mulher Rei” pode ser considerado um Blockbuster (Arrasa Quarteirão) já que não foram poupados dólares nos efeitos especiais e nas cenas de ação. Em sua estreia nos cinemas norte-americanos, o filme ficou no topo das bilheterias com uma arrecadação de US$ 19 milhões.

“É a chance de nós sermos vistas”, disse Viola Davis, durante entrevista. “Nós não estamos presentes em filmes de grandes cineastas, de grandes filmes. Nós não somos vistos na vida. Nem nossa beleza, nossa cultura. Não somos vistos como valiosos. Nós somos invisíveis. Agora, a vida dessas mulheres negras, durante duas horas e seis minutos, é finalmente vista. As pessoas ficam mais interessadas em nossas vidas”, continuou.

“Como mulheres negras, estamos no fim da lista. Pode até ver médicas, advogadas negras sem nomes nos filmes. Você vê a pessoa na tela e depois fica procurando quem é, nos créditos, e não encontra. Estou farta disso. Eu sei quem são essas pessoas. São nossas mães, nossas tias. Eu sei quem são. Por isso é um filme importante”, comentou a atriz.

Elenco
Além de Viola Davis, o filme conta com John Boyega (Star Wars), Lashana Lynch (007 – Sem tempo para morrer), Jayme Lawson (Batman 2022), Shaina West (Viúva Negra) e o filme foi dirigido por Gina Prince-Bythewood (A vida secreta das abelhas).

E qual o motivo do título A Mulher Rei? Por que não “rainha” ou algo do tipo? “Ela é uma general que mereceu isso, que mereceu esse título. Essa mulher merece estar no topo. Não como uma parceira, não como uma segunda em comando. Mas uma líder. Nós, geralmente, somos secundárias. Mulheres, mulheres negras. Ver alguém como eu em um pôster com a palavra ‘rei’ significa algo inacreditavelmente poderoso”, explicou Viola .

Foto: Divulgação