Técnicas ‘Low/No Poo’ estão na moda entre brasileiras

Encher o cabelo de xampu, fazer muita espuma e sair do chuveiro com os fios super perfumados. O ritual que para muita gente é visto como sinal de limpeza – e, até, repetido diariamente – pode prejudicar a saúde dos cabelos. Para minimizar os danos, duas técnicas surgiram apostando no uso restrito ou nulo do produto: ‘Low Poo’ (pouco xampu) e a ‘No Poo’ (nenhum xampu). A moda, que começou em Nova Iorque, já faz a cabeça das brasileiras e tem aval de dermatologistas.
“As substâncias usadas para fazer espuma removem a proteção lipídica. Isso causa ressecamento e estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais gordura, aumentando a oleosidade” explica a dermatologista Vanessa Metz.
No ‘Low Poo’, a lavagem é feita com substâncias mais leves, que não agridem a fibra capilar, e têm bases naturais como coco, açaí e camomila.

A TÉCNICA
“A técnica prega substâncias mais naturais, como o anfótero, que limpa o couro cabeludo sem sensibilizá-lo”, diz a dermatologista Jeanne Herdy, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologista.
Fica a dúvida: a técnica, afinal, deixa o cabelo sujo?
“Isso não significa deixar o cabelo sujo, apenas usar menos quantidade da substância que faz a espuma, o lauril sulfato de sódio”, diz Vanessa.
Para a médica, contudo, a técnica mais radical, a ‘No Poo’, precisa ser planejada com um dermatologista: “a limpeza é essencial para tirar o sebo da raiz, que, sem higienização, pode ter feridas, caspa, dermatite e psoríase”.
Adepta do ‘Low Poo’, a assistente de comunicação Júlia de Marins, de 23 anos, notou os cabelos mais saudáveis já na terceira lavagem: “como tenho fios finos, eles ficavam pesados com produtos comuns”, diz Júlia, que afirma não gastar muito: “dá para pagar pouco nesses xampus, que são encontrados em farmácias comuns”.