Tapete ajuda a manter a cabine limpa

Para manter o carro limpo, vale investir em um bom jogo de tapetes. Eles protegem o carpete que forra a cabine contra o desgaste e a sujeira e dão segurança para o motorista ao acionar os pedais. Esses acessórios são vendidos em concessionárias e lojas de autopeças por preços que partem de R$ 50.
O primeiro passo é escolher o tipo de material dos tapetes. Os mais tradicionais são os de borracha. “Eles devem conter dispositivos que os prendam ao assoalho, evitando que deslizem para baixo dos pedais, provocando acidentes”, recomenda o gerente nacional de vendas da fabricante de tapetes Borcol, Francisco Santos. “Os nossos têm travas pontiagudas e, em alguns casos há ilhoses para fixação em pinos na cabine.”
Outras opções são os tapetes feitos de carpete ou de PVC. “São materiais mais duráveis e não têm o inconveniente do mau cheiro que desprende da borracha com o tempo”, compara Orsini Rui, da Samara Car, que também produz e vende tapetes. “Os feitos de PVC são isolantes acústicos e alguns recebem a aplicação de produtos com propriedade antiácaro.”

CONSERVAÇÃO
A durabilidade das peças varia de acordo com o tipo de utilização do veículo. O tapete do motorista sofre desgaste mais acentuado, pelo atrito frequente com os pés do condutor, mas não pode ser reposto separadamente – as lojas vendem apenas o jogo completo.
Um tapete com 98% de borracha dura de três a cinco anos, mas há peças com 30% desse material, que se degradam mais rápido em temperaturas extremas. Os de PVC duram até sete anos, se bem cuidados.
Os de borracha devem ser lavados com água e sabão neutro e secos ao sol. Produtos com silicone podem danificá-los. Nos de carpete, basta esfregar um pano umedecido com água. Para os tapetes de PVC, o melhor é lavar com jato de pressão de água ou a seco.