Rotary Club e OSC Gabriel lançam projeto

Um banco de dados virtual, de abrangência nacional, que, por meio de informações de usuários cadastrados, possibilite o contato entre hemocentros e doadores, de modo que o abastecimento de sangue – em situações emergenciais e gerais – se mantenha estável. Esse é o conceito do projeto Sangue Cidadão, idealizado pelo Rotary Club de Indaiatuba e OSC Gabriel.
Entre as responsabilidades previstas para tal instalação em Indaiatuba estão a capacitação e treinamento de profissionais, fornecimento de equipamentos e insumos, processamento das bolsas coletadas e distribuição para hospitais por parte do Governo Estadual, através da Unicamp; viabilização do espaço físico e recursos humanos (três técnicos de enfermagem, um profissional administrativo e um copeiro) pelo Governo Municipal; além da divulgação, informação e mobilização social pelo Rotary Club de Indaiatuba, através do Rotaract e OSC Gabriel.
“O projeto é pioneiro na cidade por sua proposta, e também inédito no país, porque envolve o primeiro setor (Prefeitura Municipal e Unicamp), como provedor estrutural, e o terceiro setor (OSC Gabriel e Rotary Club de Indaiatuba) como provedor de demanda para o serviço”, afirma Maria Inês. Parte dos eventos de promoção do projeto e sensibilização da comunidade devem ser realizados no Polo Shopping Indaiatuba.
Em teste há dois anos e com mais de mil usuários já cadastrados, o Sangue Cidadão visa incentivar e facilitar a doação de sangue, além de fidelizar os doadores. Informações do Ministério da Saúde apontam que quatro vidas podem ser salvas com cada doação de sangue.