Pró-Memória faz Exposição Trocas e Trocos

A exposição permanece até o dia 31 de agosto no Casarão Pau Preto foto:DIVULGAÇÃO
A exposição permanece até o dia 31 de agosto no Casarão Pau Preto
foto:DIVULGAÇÃO

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba apresenta sua nova exposição temporária, ‘Trocas e trocos – Uma viagem pelas moedas e cédulas que fizeram parte da História do Brasil’, no Museu Municipal Casarão Pau Preto. No espaço estão expostas cédulas e moe-
das antigas que foram utilizadas em diferentes períodos da história do País e que fazem parte do acervo de numismática da Fundação. Também são apresentadas ao público diferentes máquinas calculadoras e de impressão de cheques que evoluíram com o passar do tempo. A exposição permanece até o dia 31 de agosto.
No Brasil, durante grande parte do período colonial, não havia circulação de dinheiro em notas e moedas como acontece atualmente. As trocas comerciais eram realizadas por meio de mercadorias que tinham um alto valor comercial, tais como: pau-Brasil, algodão, açúcar e fumo. Aos poucos, conforme a colonização portuguesa adentrava o território, as moedas confeccionadas em metal (ouro, prata e cobre) foram introduzidas nas trocas comerciais, entretanto, todas eram cunhadas na Europa e vinham para o Brasil. A denominação neste período era ‘réis’, plural de real.
Conforme as vilas iam desenvolvendo tornou-se necessário a confecção de moedas em território brasileiro, assim foi inaugurada a primeira Casa da Moeda na Bahia (1694-1698), depois no Rio de Janeiro (1698-1700), Pernambuco (1700-1702) e Minas Gerais (1725-1735). Com a vinda da Família Real para o Brasil em 1808 houve uma crescente demanda por moedas, para atender tamanha necessidade das trocas comerciais foram criadas as primeiras ‘moedas em papel’, e em 1810 eram chamados de bilhetes de bancos. O Museu do Casarão Pau Preto funciona de segunda a sexta das 9h às 17h.