Prefeito concede 5,35% de aumento ao funcionalismo

Cartão alimentação terá um percentual de 12%

O prefeito informou que apesar da queda na arrecadação, vai ser possível conceder o reajuste sem comprometer o Orçamento divulgação
O prefeito informou que apesar da queda na arrecadação, vai ser possível conceder o reajuste sem comprometer o Orçamento
divulgação

Enquanto as prefeituras dos municípios da região estão parcelando salários dos funcionários, o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), anunciou nesta semana que vai reajustar o salário dos servidores públicos municipais em 5,35%. O índice tem como base a inflação do período. O cartão alimentação terá um percentual de reajuste ainda maior, de 12%. O Projeto de Lei será enviado nesta semana para aprovação da Câmara Municipal.
Em entrevista à reportagem do Jornal Nova Metrópole, o prefeito informou que apesar da queda na arrecadação, vai ser possível conceder o reajuste sem comprometer o Orçamento. “Graças a uma gestão eficiente estamos conseguindo equilibrar as contas públicas da melhor forma possível. Para continuar mantendo esse equilíbrio financeiro, temos que trabalhar dentro da nossa realidade orçamentária, o que nos limita a esse percentual. Com relação ao cartão alimentação, fizemos alguns ajustes extras e conseguimos fechar em um índice maior. Quase três mil funcionários recebem esse benefício”, ressalta.
Gaspar falou, também, que tem conversado com prefeitos da região e que muitos reclamam das dificuldades em manter os serviços básicos à população e outros nem estão conseguindo fazer o pagamento dos salários dos servidores.
O reajuste foi pauta de reuniões realizadas nesta semana entre a Administração Municipal e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Indaiatuba e do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). O prefeito também reforçou seu agradecimento à compreensão por parte dos dirigentes dos sindicatos e também dos próprios servidores públicos, diante desse momento tão delicado que atravessa a economia do país.
Segundo informou o secretário de Administração, Orlando Schneider Vianna, durante as negociações com os representantes sindicais, a Administração Municipal agiu com total transparência, abrindo o Orçamento do município para que todos tivessem conhecimento da realidade das contas públicas.
O secretário complementou que o prefeito também se mostrou aberto a dar continuidade às negociações com os sindicatos mesmo após o período do dissídio. Em agosto, entre os dias 18 e 21, serão realizadas novas reuniões para que os representantes da categoria sejam atualizados sobre a situação da arrecadação do município.
Outro assunto que também voltará a ser discutido em agosto é a reivindicação feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de oferecer adicional de insalubridade a algumas categorias de servidores.
As discussões com a Apeoesp sobre a Meta 17 do Plano Nacional de Educação, que propõe a equiparação do rendimento médio dos professores das Redes Públicas da Educação Básica, com os demais profissionais com escolaridade equivalente, até 2020, também terão continuidade ao longo do ano.
Com relação ao transporte para docentes I, que fazem as substituições emergenciais dos professores que faltam, o secretário de Administração informou que em abril a Secretaria de Educação vai colocar em teste um projeto piloto para oferecer o transporte da base dos professores substitutos até o local da substituição. Se o projeto funcionar ele será implantado na Rede Municipal de Ensino.
A data base do reajuste anual do vencimento dos servidores públicos municipais é o mês de março, conforme previsto no Artigo 11 da Lei Complementar nº 11, de 14 de dezembro de 2010.