Pensamentos & Reflexões Quando tudo parece perdido

Daniela Pioli
Psicoterapeuta – CRP: 06/57744-0

Na vida, iremos experimentar alguns dissabores, injustiças, insatisfações, perdas, derrotas e sofrimento. Seja qual for a sua história, ainda que tenha toda a legitimidade para sentir-se esmagada, chega um momento que você pode olhar os acontecimentos e a si mesmo por outra perspectiva.
Quando o impacto emocional associado a alguns acontecimentos catastróficos da nossa vida é ‘insuportável’, ficamos tão imersos na dor, que aliviar o sofrimento torna-se uma tarefa de Hércules. No entanto, a grande maioria de tudo que nos oprime é superável.
O medo e a raiva nos prendem a um lugar de inércia e miséria, ficamos focados em ‘condenar’ aqueles ou aquilo que nos provoca o problema, em uma tentativa de mostrar a indignação pelo que não deveria ter acontecido e assim provocando mais dano que benefício.
Não podemos controlar o mundo nem as outras pessoas, mas podemos regular e orientar os nossos pensamentos, que produzem as nossas respostas emocionais para o mundo e para aqueles que nele habitam. Quando enfrentamos o intransponível, aceitar primeiro que provavelmente não é tão intransponível como parece. De qualquer forma, o próximo passo é em direção à sobrevivência e adequação à vida.
Com o tempo, e tendo como suporte as suas ações orientadas, começará a abrir espaço no seu coração e na sua mente para novas explicações, novos pensamentos e alegrias.

Foto: divulgação
Foto: divulgação